Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da Unifesspa promove aula inaugural em recepção à primeira turma

• Publicado: Segunda, 23 de Abril de 2018, 10h51
  • Última atualização em Segunda, 23 de Abril de 2018, 12h01
  • Acessos: 1995

WhatsApp Image 2018 04 23 at 10.20.472Alunos e professores da 1ª turma do Mestrado em Educação em Ciências e Matemática e demais pesquisadores da área lotaram o auditório da Unidade II do Campus de Marabá para a aula inaugural do Programa, ministrada pelo Prof. Dr. Ático Chassot, uma referência em alfabetização científica e História e Filosofia da Ciência.
A primeira aula buscou discutir a Ciência como uma construção humana e ao tomá-la como uma linguagem evidenciar exigências de uma alfabetização científica, em um contexto de transformações.

O evento foi aberto à comunidade, que compareceu e pode interagir um pouco com essa figura histórica no ensino de ciências no Brasil. Durante a palestra, foram observados as principais questões e desafios para a educação.

O Programa de Pós-Graduação em Educação, Ciências e Matemática da Unifesspa oferta sua primeira turma com 14 alunos matriculados e tem como um dos objetivos contribuir para uma formação científica e cultural qualificada de docentes-pesquisadores, pesquisadores e profissionais especializados na área de Educação em Ciências e Matemática, para atuarem por meio de uma visão crítica, sistêmica e multidisciplinar na solução de problemas de ensino e aprendizagem relacionados às instituições de educação básica e superior.
O Programa tem a coordenação do coordenação dos professores Ronaldo Barros Ripardo (coordenador) e Ana Clédina Rodrigues Gomes (vice-coordenadora).

Sobre o palestrante

WhatsApp Image 2018 04 23 at 10.29.57

Attico Chassot, professor há 54 anos (desde 13 de março de 1961), é licenciado em Química (UFRGS) e mestre e doutor em Educação (UFRGS). Fez pós-doutoramento na Universidade Complutense de Madri. Foi professor titular da PUC-RS, FAPA, UFRGS (onde foi coordenador do Curso de Química e diretor do Instituto de Química) ULBRA, UNISINOS (onde foi Coordenador do Mestrado e Doutorado em Educação), ULBRA e UNILASALLE.
Foi professor visitante na Aalborg Universitete na Dinamarca. Atualmente é professor e pesquisador do Centro Universitário Metodista - IPA onde envolve-se com alfabetização científica e História e Filosofia da Ciência e professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) no Campus de Frederico Westphalen. É orientador de doutorado da REAMEC - Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática.
É autor de vários livros, dos quais sete estão ainda em circulação: A ciência através dos tempos (Moderna, 1994, 28ªed. 2014). Para que(m) é útil o ensino? (EdULBRA, 1995, 3ªed EdUNIJUÍ, 2014); Alfabetização científica: questões e desafios para a educação (EdUNIJUI, 2000, 6ªed, 2014); A Ciência é masculina? É sim, senhora! (EdUnisinos, 2002, 6ªed, 2013); Educação conSciência (EdUNISC, 2003, 3ªed, 2014); Sete escritos sobre Educação e Ciências (Cortez, 2007) e Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto (EdUNIJUÍ, 2012). Tem nos livros e no escrever duas de suas paixões.
É conectado ao mundo internético onde mantém um blogue há 8,5 anos. Tem sido convidado como palestrante em todos estados brasileiros e em alguns países.