“DSQV cuidando de você” percorrerá todas as Unidades do Campus de Marabá

• Publicado: Terça, 27 de Março de 2018, 09h46
  • Última atualização em Terça, 10 de Abril de 2018, 09h38

GINASTICA LABORAL 02O projeto "DSQV cuidado de você" da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) da Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará será desenvolvido nas três Unidades da Unifesspa em Marabá, obedecendo as seguintes datas: (18/04) – Unidade I, (19/04) – Unidade II, (20/04) – Unidade III.

O projeto abordará sobre Orientação e Prevenção contra Lesões por Esforço Repetitivo e "Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT) – com prática de ginástica laboral, envolvendo os servidores que trabalham, a maior parte do tempo, sentados. Esses exercícios serão realizados durante aproximadamente 1 hora.

A ministrante Raquel Bezerra da Silva é graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Paulo e faz parte da equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da regional de Marabá.

O objetivo do projeto é alertar os servidores sobre a importância de se prevenir contra doenças relacionadas ao trabalho como: a LER/DORT que pode atingir tanto os técnicos administrativos como os professores, em especial as pessoas que digitam muito, os técnicos de laboratório que necessitem fazer soluções químicas (exige muita repetição de movimentos), as que carregam muito peso (almoxarifado) e os professores que utilizam muito o quadro (que levantam o braço acima do pescoço para escrever).

Durante a realização do projeto, os servidores receberão orientações de postura, ajuste de cadeira para posição correta, além de receber informações sobre a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho (NR 17 - Ergonomia) que será feita de maneira periódica, tendo em vista que a Unifesspa terá sempre novos servidores.

“Uma das atribuições do Engenheiro de Segurança do Trabalho é providenciar avaliação ergonômica de posto de trabalho. Antes de iniciar esse projeto que é mais voltado para mobiliário, iluminação, carregamento manual de peso, ruído, tempo de trabalho, entre outros, foi resolvido passar algumas dessas informações para se ter uma noção da situação na Universidade, assim como visitas em loco. Em pesquisas realizadas para saber sobre as doenças que poderiam afetar os professores e as pessoas que trabalham em escritórios, descobriu-se através de dados estatísticos sobre LER/DORT que apresentavam um grande número de afastamentos do trabalho no país, para tratar dessas doenças, por isso, vimos a necessidade de passar informações que previnam tais doenças”, disse o engenheiro de Segurança do Trabalho Dair Sousa.

Prevenção: Uma das maneiras de se prevenir LER/DORT é a ginástica laboral que juntamente com o mobiliário adequado pode ajudar na postura correta durante a jornada de trabalho, contribuem para: melhorar a qualidade de vida; evitar os aparecimentos dessas doenças ou amenizá-las; melhorar a postura dos servidores, evitar dores e problemas de coluna e pescoço; além de evitar o afastamento do trabalho. Um alerta ao servidor e seu chefe imediato é para quando um servidor for afastado por LER/DORT – que se diminua o ritmo nos primeiros 15 dias de retorno ao trabalho. Existem três etapas de ginástica laboral, sendo: ginástica laboral preparatória (que é realizada no começo do expediente de trabalho), ginástica laboral compensatória (praticada no meio do expediente) e a ginástica laboral relaxante (praticada no fim do expediente).

Conheça mais sobre essas doenças: LER, é a abreviatura de Lesões por Esforços Repetitivos. DORT, e DORT significa Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. O grupo de doenças diagnosticadas como LER/DORT são aproximadamente trinta (30), entre elas estão: tendinite, fibromialgia e bursite. Geralmente são causadas por movimentos repetitivos e contínuos com consequente sobrecarga dos nervos, músculos e tendões. O esforço excessivo, má postura, stress, condições desfavoráveis de trabalho também contribuem para o aparecimento da LER. Pode atingir punho, cotovelo, ombro, pescoço e braço. É comum, a pessoa diagnosticada com uma dessas doenças que caracterizam LER/DORT, fazer tratamento envolvendo fisioterapia.

Serviço:

Projeto: “DSQV cuidando de você” - Orientação e Prevenção contra Lesões por Esforço Repetitivo e "Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT).

Local: Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Datas: Unidade I (18/04); Unidade II (19/04); Unidade III (20/04)

Destaque LER DORT