Curso de Ciências Econômicas recebe nota 4 na avaliação do MEC

• Publicado: Segunda, 26 de Março de 2018, 17h30
  • Última atualização em Segunda, 09 de Abril de 2018, 09h32

equipeLaincO curso de Ciências Econômicas ofertado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) no campus de Marabá foi avaliado pelo Ministério da Educação, obtendo nota 4, na avaliação de reconhecimento, numa escala conceitual que vai de 1 a 5.

O resultado é mais um motivo de orgulho para a instituição, que este ano completa cinco anos de existência na região sul e sudeste do Pará. A avaliação do MEC foi realizada no período de 04 a 07 de março e verificou três quesitos essenciais: a organização didático-pedagógica do curso, o corpo docente e a infraestrutura disponibilizada pela Unifesspa.

O curso foi muito bem avaliado em todos os aspectos. A nota 4 atribuída ao curso de Ciências Econômicas da Unifesspa coloca o curso entre os cerca de 10% mais bem avaliados no País (cursos com nota 4 e 5), dos 360 cursos de Ciências Econômicas de modalidade presencial que constam na base de dados do sistema E-MEC com CC disponível, equiparando o curso da Unifesspa a cursos de Ciências Econômicas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, entre outras.

Os conceitos, por curso e por IES, estão disponíveis para consulta no portal E-MEC (http://emec.mec.gov.br).

O curso

A graduação em Ciências Econômicas, na Unifesspa, foi implantado no 4º período letivo de 2014. É ofertado em Marabá – cidade que possui grande dinamismo econômico, social, demográfico e político. Neste sentido, o curso de Ciências Econômicas, que é o único do gênero no sul e sudeste do Pará, apresenta ampla conformação para formar profissionais com a qualificação exigida para o fortalecimento da promoção do desenvolvimento regional, visando elevar a retenção local dos benefícios gerados pelos grandes investimentos feitos na região do Carajás, sendo um marco neste processo.

O curso foi autorizado a funcionar pela Portaria n.º 51 publicada na seção 1 do DOU do dia 19 de setembro de 2013, com turmas de alunos nos períodos da manhã e da tarde. Atualmente, o curso tem em torno de 90 alunos matriculados. Entre as atividades importantes desenvolvidas pela Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da Unifesspa em parceria com a Fundação Amazônica de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) divulgam, por meio do Laboratório de Inflação e Custo de Vida de Marabá (LAINC/MBA) o índice de Preços ao Consumidor, das famílias com rendimentos entre 1 a 5 salários mínimos da cidade de Marabá. O laboratório é coordenado por 2 docentes do curso e conta atualmente com a participação de 12 alunos bolsistas. No laboratório são desenvolvidos ainda projetos de pesquisa e extensão.

Processo Avaliativo

O início dos trabalhos da comissão ocorreu com a realização de uma reunião com os dirigentes e coordenação do curso, que fizeram um breve relato sobre a instituição e o curso. Serviu de base para análise da avaliação e construção do presente relatório todos os documentos e informações digitalizados e postados no Sistema e-MEC, os quais foram devidamente analisados e confrontados com os documentos e relatórios apresentados pela IES durante a visita in loco. Os principais documentos analisados foram: Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); Projeto Pedagógico do Curso (PPC); Relatórios de Avaliações da Comissão Própria de Avaliação (CPA); Portarias de Nomeações, Atas do Núcleo Docente Estruturante (NDE), Regulamentos Diversos, Regulamento das Atividades Complementares e outros que subsidiaram a elaboração do relatório da avaliação. Posteriormente, foi realizada visita às instalações físicas como os laboratórios, salas de aula, núcleo de atendimento ao aluno, banheiros, secretaria e biblioteca com a verificação do acervo. Sequenciando as atividades, foram realizadas as reuniões em horários previamente determinados, envolvendo a CPA, NDE, professores e alunos e, por último, foi elaborado e finalizado pela comissão o Relatório de Avaliação.

Segundo o relatório de avaliação, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de bacharelado em Ciências Econômicas da Unifesspa foi elogiado e ganhou a categoria de excelente, haja vista que contempla as demandas de natureza econômica de onde está inserido, destacando as principais atividades, as transformações sociais e econômicas, as questões ambientais, culturais e políticas da região.

O curso foi muito bem avaliado também quanto às atividades pedagógicas que são diversificadas, atendendo a aspectos referentes à acessibilidade pedagógica e atitudinal, contemplando a integração teórico-prática, uso de softwares nas disciplinas quantitativas, além de atividades autônomas de cunho investigativo, e, mantendo assim, boa coerência com a metodologia de ensino estabelecida para o curso.

“De maneira geral nós servidores da Instituição comemoramos muito a nota 4 atribuída ao Curso de Ciências Econômicas da Unifesspa porque ela é conquistada num cenário de muitas dificuldades econômicas e políticas para as Universidades Federais do País. Desde a criação da Faculdade em setembro de 2017, cuidamos para estruturar uma coordenação democraticamente eleita, e que abrisse espaço para a contribuição de professores, técnicos e estudantes na gestão, o que foi percebido pelos avaliadores do MEC, como um sincero envolvimento coletivo das pessoas envolvidas na construção do curso. Desta forma, queria agradecer diretamente a todos que colaboraram nesse processo, enxergando a avaliação e a nota do curso como um indicador do seu próprio trabalho. Muito obrigado a cada um e cada uma por isso!", concluiu o diretor da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), da Unifesspa, Jarbas Carneiro dos Santos.