Sai novo edital do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

• Publicado: Sexta, 16 de Março de 2018, 10h51
  • Última atualização em Sexta, 16 de Março de 2018, 11h16

PIBICA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tornou público no último dia (12/03) sobre o Edital Retificado do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura - uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino.

Os projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os discentes serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.

As IES interessadas em participar do Pibid devem apresentar à Capes seus projetos de iniciação à docência conforme os editais de seleção publicados.

Os projetos institucionais podem contemplar diversos núcleos de iniciação à docência composto de 24 a 30 discentes, 3 professores da escola e 1 professor da instituição de educação superior. Os núcleos agrupam-se por subprojetos definidos segundo o componente curricular da educação básica para o quais são formados os discentes.

Podem se candidatar IES públicas ou privadas com ou sem fins lucrativos que ofereçam cursos de licenciatura e que atendam aos requisitos dos editais de seleção.

As instituições selecionadas pela Capes recebem cotas de bolsas. Os bolsistas do Pibid são escolhidos por meio de seleções promovidas por cada IES e as escolas são escolhidas pelas redes de ensino.

A Capes concede quadro modalidades de bolsa aos participantes do projeto institucional. São elas: Iniciação à docência – para discentes de licenciatura dos cursos abrangidos pelo subprojeto. O bolsista ganha R$ 400,00 (quatrocentos reais); Professor supervisor – para professores de escolas públicas de educação básica que acompanham, no mínimo, oito e, no máximo, dez discentes, a bolsa no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais); Coordenador de área – para docentes da licenciatura que coordenam os subprojetos, bolsa no valor de: R$ 1.400,00 (um mil e quatrocentos reais). E, por fim, a Coordenação institucional – para o docente da licenciatura que coordena o projeto institucional de iniciação à docência na IES. Permitida a concessão de uma bolsa por projeto institucional, com valor de: R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais).

O que fazer: Para ingressar no Pibid, é necessário ser professor do quadro efetivo da Unifesspa vinculado aos cursos de licenciatura (Ciências, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química ou, ainda, cursos de Pedagogia e Licenciatura em Educação do Campo) e atenda aos requisitos do edital.

Contate sua faculdade e discuta uma proposta de atividades. O prazo para cadastro de docentes interessados será até a próxima segunda-feira (19/03).