I Ciclo de interatividade Acadêmica do Sul e Sudeste do Pará é realizado em parceria com a Unifesspa

• Publicado: Sexta, 09 de Março de 2018, 15h07
  • Última atualização em Terça, 13 de Março de 2018, 10h13

IMG 20180307 WA0017O evento científico objetivou fomentar o debate acadêmico interdisciplinar no processo de ensino e aprendizagem da educação superior no sul e sudeste do Pará. Por intermédio da interatividade acadêmica, como uma ação mútua e simultânea entre o Programa de Extensão da Faculdade Metropolitana, o Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), com apoio do Programa de Pós-Graduação Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA) - o evento compromete-se em desenvolver todo mês uma atividade acadêmica que divulgue resultados de pesquisas e novos conhecimentos científicos por meio de cine-debate, mesa-redonda, seminário, simpósio, além de congresso de estudos científicos.

As atividades foram realizadas no auditório do Teatro Leonardo da Vinci da Faculdade Metropolitana de Marabá, durante o turno da noite. Cada atividade vai oferecer certificado com carga horária de 4h, sendo que aos participantes de todas as atividades do primeiro semestre será ofertado um certificado de 20h e um de 40h para aqueles que participarem de todas as atividades do evento, que ocorrerão durante todo este ano. O evento é direcionado a todas as áreas do saber científico. Os participantes, através do uso da interdisciplinaridade vão discutir teorias, métodos e fontes de pesquisa que podem ser usadas nas diferentes formas de produção acadêmica. A inscrição para os eventos será gratuita e aberta a toda a comunidade acadêmica do estado do Pará. A primeira atividade consistiu em apresentação do filme intitulado como ‘Fala, Pomerano, Fala’, na noite do dia (08/03). Após a exibição, houve debate com o diretor - José Walter Nunes.

Conheça mais sobre o diretor do filme: O diretor Walter Nunes é prof. Pós-Doutor em Cinema e História pela Universidad de Buenos Aires, Doutor e Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo, Graduado em Ciências Sociais(Sociologia) pela Universidade de Brasília e fez de modo paralelo sua formação no campo do cinema/audiovisual. Na Universidade de Brasília é professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares. No Núcleo de Estudos da Cultura, Oralidade, Imagem e Memória, é sociólogo, pesquisador e docente na graduação. A maioria dos personagens de suas pesquisas acadêmicas têm sido as pessoas e grupos comuns da sociedade brasileira, e nos últimos anos realiza suas investigações com os povos e comunidades tradicionais.