Unifesspa é parceira na realização da V Semana do Cérebro em Marabá

• Última atualização em Quarta, 07 de Março de 2018, 17h32
  • Acessos: 2094

neuroliga 1

Os alunos da Liga Acadêmica de Neurociências de Marabá (NeuroLiga) vão promover a V Semana do Cérebro de Marabá - um encontro de estudantes, pesquisadores, profissionais da saúde, e público em geral que busca discutir e evidenciar a importância das pesquisas sobre o cérebro

A NeuroLiga de Marabá é formada por um grupo de alunos reunidos em torno do estudo do cérebro e suas interfaces com a saúde e educação. Atualmente é composto por alunas e alunos dos cursos de Biomedicina e Medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa); Psicologia e Ciências Biológicas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa); e Fisioterapia da Faculdade Metropolitana.

Neste ano, a Semana tem como tema “A Fome Está Na Sua Cabeça”, levando a discussão sobre questões relacionadas à fome, ao comportamento alimentar, e aos transtornos alimentares. O evento é apresentado pela NeuroLiga e chancelado pela Dana Foundation.

O evento contará com um Colóquio de Neurociências, com palestras e debates acerca de temas atuais no campo das ciências do cérebro; com o NeuroCine, sessões de projeção de filmes e discussões sobre temas das neurociências; três minicursos abordando temas relacionados ao sistema nervoso; Oficina Sensorial, buscando integrar teoria e prática ao trabalhar sobre os sentidos do ser humano; o Laboratório Aberto de Práticas em Neurociências (LAPN), com atividades e palestras nas escolas do município.

A programação cultural do evento contará com um jogo experimental live-action sobre decisões e emoções chamado “O Caminho Não Percorrido”, e com o “Ciência de Boteco” - uma atividade que propõe discussões sobre achados científicos em um bar.

O centro das discussões se dará em torno do cérebro e como este órgão complexo se relaciona com a memória, as emoções, a inteligência, o comportamento, os transtornos psiquiátricos, e o abuso de drogas, tendo como foco a alimentação.

As atividades do Colóquio de Neurociências, o NeuroCine e os minicursos exigem inscrição, que pode ser realizada através do site https://www.even3.com.br/5SNC. Os LAPNs são atividades gratuitas, fechadas aos estudantes das escolas participantes; não sendo possível fazer inscrição nessas atividades.

O “Ciência de Boteco” será aberto a todos, sem necessidade de inscrição prévia e a entrada para essa atividade é gratuita.

Conheça mais: A Semana do Cérebro é uma campanha global de divulgação dos avanços e benefícios resultantes do estudo do cérebro. A cada ano, no mês de março, Universidades, Hospitais e outras organizações, inclusive agências do governo, unem-se, durante uma semana, para realizar um esforço coletivo de popularização dos conhecimentos neurocientíficos.

Para mais informações, acesse a página do evento: https://www.even3.com.br/5SNC ou do Facebook:  https://www.facebook.com/NeuroLigaMBA