Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

 
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Alunos da Unifesspa recebem treinamento sobre uso do Portal de Periódicos da Capes

  • Publicado: Quarta, 07 de Março de 2018, 11h37
  • Última atualização em Quarta, 07 de Março de 2018, 17h18
  • Acessos: 521

 

TreinamentoPCapesA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vem fortalecendo as ações para garantir o sucesso acadêmico dos alunos. Além de fortalecer o ensino, fomentar a pesquisa e a extensão, os estudantes concluintes dos cursos e demais pesquisadores da Instituição estão sendo estimulados a utilizar as ferramentas disponíveis no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Trata-se de uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza à Unifesspa e a diversas instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional.  O Portal de Periódicos da Capes conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Vários alunos já receberam o treinamento e a ideia é que todos os discentes estejam aptos a utilizar esta e outras ferramentas disponívels, potencializando os estudos e pesquisas desenvolvidos na Instituição. Nesta quinta-feira (8), será a vez dos alunos do curso de Engenharia Química receberem o treinamento, que acontecerá na Biblioteca da Unidade II do Campus de Marabá. Haverá dois momentos de formação, às 9h e às 14h, oportunizando o conhecimento aos alunos que estudam em turnos diferentes. 

O LCC

Durante o treinamento, os alunos de Engenharia Química também receberão informações sobre o Laboratório de Computação Científica (LCC) da Unifesspa. Serão apresentadas as perspectivas sobre uso de dados do LCC, que podem ser acessados por alunos e servidores que estão desenvolvendo pesquisas na Universidade. O LCC tem se tornado um importante instrumento para a atividade científica, tecnológica, acadêmica e de inovação, além do desenvolvimento, implantação e a aplicação de técnicas, modelos matemáticos e computacionais para a resolução de problemas científicos e tecnológicos na Unifesspa. Dentre as atividades que podem ser desenvolvidas pelo LCC estão auxílio no tratamento de dados que subdiem pesquisas em nível de TCC, Mestrado e Doutorado; possuindo ambiente de computação de alto desempenho, técnicas de produção em manipulação de dados governamentais (oficiais), ferramentas de Bussiness Information (B.I) para análise exploratória de dados, criação e geração de índices e indicadores, além de desenvolvimento de software científico.

O diretor do CTIC Vítor Castro destacou a importância do LCC para ajudar os alunos da instituição no desenvolvimento de suas atividades acadêmicas, embasando-lhes com dados para elaboração de artigos científicos, TCCs, entre outros. Castro pontuou que o LCC surgiu de um projeto de pesquisa surgido em 2014 formando uma equipe para prover e trabalhar com esse volume de informações. No setor, trabalham 2 servidores e 4 bolsistas de iniciação científica.

Serviço:

Data do treinamento: 8 de março de 2018

Hora: 9h e 14h

Local: Biblioteca da Unidade II - Campus Marabá

Saiba como acessar o Portal de Periódicos da Capes no tutorial disponibilizado pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Unifesspa através do link: https://wiki.unifesspa.edu.br/index.php/Acesso_Portal_Peri%C3%B3dicos. Já  o endereço eletrônico do Laboratório de Ciência da Computação é http://bases.lcc.unifesspa.edu.br, e o email é: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O LCC fica localizado no Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), na Unidade II do Campus de Marabá. 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página