Alunos da Unifesspa recebem treinamento sobre uso do Portal de Periódicos da Capes

• Publicado: Quarta, 07 de Março de 2018, 11h37
  • Última atualização em Quarta, 07 de Março de 2018, 17h18

TreinamentoPCapesA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vem fortalecendo as ações para garantir o sucesso acadêmico dos alunos. Além de fortalecer o ensino, fomentar a pesquisa e a extensão, os estudantes concluintes dos cursos e demais pesquisadores da Instituição estão sendo estimulados a utilizar as ferramentas disponíveis no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Trata-se de uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza à Unifesspa e a diversas instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional.  O Portal de Periódicos da Capes conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Vários alunos já receberam o treinamento e a ideia é que todos os discentes estejam aptos a utilizar esta e outras ferramentas disponívels, potencializando os estudos e pesquisas desenvolvidos na Instituição. Nesta quinta-feira (8), será a vez dos alunos do curso de Engenharia Química receberem o treinamento, que acontecerá na Biblioteca da Unidade II do Campus de Marabá. Haverá dois momentos de formação, às 9h e às 14h, oportunizando o conhecimento aos alunos que estudam em turnos diferentes.

O LCC

Durante o treinamento, os alunos de Engenharia Química também receberão informações sobre o Laboratório de Computação Científica (LCC) da Unifesspa. Serão apresentadas as perspectivas sobre uso de dados do LCC, que podem ser acessados por alunos e servidores que estão desenvolvendo pesquisas na Universidade. O LCC tem se tornado um importante instrumento para a atividade científica, tecnológica, acadêmica e de inovação, além do desenvolvimento, implantação e a aplicação de técnicas, modelos matemáticos e computacionais para a resolução de problemas científicos e tecnológicos na Unifesspa. Dentre as atividades que podem ser desenvolvidas pelo LCC estão auxílio no tratamento de dados que subdiem pesquisas em nível de TCC, Mestrado e Doutorado; possuindo ambiente de computação de alto desempenho, técnicas de produção em manipulação de dados governamentais (oficiais), ferramentas de Bussiness Information (B.I) para análise exploratória de dados, criação e geração de índices e indicadores, além de desenvolvimento de software científico.

O diretor do CTIC Vítor Castro destacou a importância do LCC para ajudar os alunos da instituição no desenvolvimento de suas atividades acadêmicas, embasando-lhes com dados para elaboração de artigos científicos, TCCs, entre outros. Castro pontuou que o LCC surgiu de um projeto de pesquisa surgido em 2014 formando uma equipe para prover e trabalhar com esse volume de informações. No setor, trabalham 2 servidores e 4 bolsistas de iniciação científica.

Serviço:

Data do treinamento: 8 de março de 2018

Hora: 9h e 14h

Local: Biblioteca da Unidade II - Campus Marabá

Saiba como acessar o Portal de Periódicos da Capes no tutorial disponibilizado pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Unifesspa através do link: https://wiki.unifesspa.edu.br/index.php/Acesso_Portal_Peri%C3%B3dicos. Já  o endereço eletrônico do Laboratório de Ciência da Computação é http://bases.lcc.unifesspa.edu.br, e o email é: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O LCC fica localizado no Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), na Unidade II do Campus de Marabá.