Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Propit disponibiliza editais para consulta e participação da comunidade acadêmica

  • Publicado: Terça, 06 de Março de 2018, 09h39
  • Última atualização em Terça, 06 de Março de 2018, 16h05
  • Acessos: 2665

participa unifesspa fabioA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) está disponibilizando pela primeira vez, seis editais para consulta e participação da comunidade acadêmica. Os alunos, docentes e técnicos administrativos em Educação podem agora, opinar, sugerir, incluir ou até mesmo excluir artigos, levando-se em consideração a legislação vigente. Os editais foram disponibilizados no site www.participa.unifesspa.edu.br desde o dia (01/03) e podem ser acessados para consulta e contribuições até o próximo dia 15 de março.

Entre os editais estão a de seleção de propostas para o recebimento de Bolsas de Doutorado – Capes - concedidas por cota à Unifesspa através do Programa Prodoutoral.

Um dos grandes diferenciais está no edital 02/2018 – em que a Propit vai selecionar propostas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibic) da Unifesspa.

Como forma de incentivar e ampliar a diversidade em pesquisa, o edital terá reserva de cotas para a comunidade de técnico-administrativos e a projetos voltados para Ações Afirmativas. A reserva de cotas a Ações Afirmativas objetiva também o engajamento dos pesquisadores e alunos nas questões sociais de forma a integrá-las à cultura científica, e fortalecer a política de ações afirmativas na Unifesspa.

Haverá também a seleção de propostas dentro do Programa Institucional de Apoio à Produção Acadêmica (Piapa), com o objetivo de apoiar a participação de pesquisadores da Unifesspa a eventos científicos no país e no exterior, para a apresentação de trabalhos científicos originais. Este edital, prevê a concessão de passagens aéreas e diárias para comparecimento aos eventos. Serão concedidas no máximo três diárias nos casos de eventos no Brasil, e, até quatro, no exterior. O edital do Subprograma Pibit/Unifesspa visa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, estimular estudantes de graduação à aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa tecnológica, bem como estimular o desenvolvimento do pensar tecnológico, da criatividade, do desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação, sob orientação de pesquisadores (docentes ou técnicos com titulação de Mestre ou Doutor) produtivos em atividades de desenvolvimento tecnológico e inovação. Objetiva ainda, contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País. 

Já o edital do Programa Voluntário de Iniciação Científica (Pivic) tem por finalidade apoiar a criação e consolidação de grupos de pesquisa e qualificar o ensino de graduação na Unifesspa, por meio do incentivo à pesquisa voluntária de Iniciação Científica e Tecnológica a graduandos sob orientação de docentes e técnicos administrativos, coordenadores ou participantes de projetos de pesquisa registrados na instituição, para o incremento de atividades voltadas ao desenvolvimento científico e tecnológico e a processos de inovação. 

O Programa de Fortalecimento de Grupo de Pesquisa da Unifesspa (PFGP), cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa da Plataforma lattes/CNPq - tem o objetivo de incentivar o aproveitamento de oportunidades de cooperação com grupos de pesquisa de outras Instituições de Ensino Superior (IES) nacionais e Institutos de Ciências e Tecnologia (ICT). 

O Programa busca inserir pesquisadores de renome, participantes de outras IES e ICT nos grupos de Pesquisa existentes na Unifesspa, oferecendo recursos referentes a diárias e passagens para pesquisadores de outras IES ou ICT, garantindo como contrapartida, recursos para atividades de cooperação para a realização de reuniões, palestras, elaboração de propostas a serem submetidas a agências de fomentos ou minicursos sobre a temática desenvolvida pelo pesquisador. 

“A comunidade acadêmica já havia solicitado ao reitor a participação na construção desses editais e um desses canais utilizados foi o Programa Unifesspa de Todos Nós’, na qual ela pudesse reclamar, opinar e sugerir pontos sobre editais geridos pela Propit. As contribuições aos editais podem ser feitas através da plataforma cooperativa ‘Participa Unifesspa’ e vão representar referências colhidas de diferentes fontes, inclusive dos outros campi da instituição”, destacou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Prof.ª Dr.ª Cindy Stella Fernandes.

 

Fim do conteúdo da página