Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Unifesspa vai realizar I Colóquio sobre a Derrocagem do Pedral do Lourenção

  • Publicado: Quinta, 01 de Março de 2018, 09h33
  • Última atualização em Quarta, 04 de Abril de 2018, 10h19
  • Acessos: 2607

DERROCAGEM DESTAQUEO I Colóquio sobre a Derrocagem do Pedral do Lourenção será realizado no auditório da Unidade II, Campus de Marabá, no próximo dia 4 de abril. O evento é destinado aos estudantes, professores, gestores municipais, pescadores, ribeirinhos, indígenas, além da população em geral. Confira a programação do evento!

Sobre o Pedral

O Pedral do Lourenção é uma formação rochosa situada no rio Tocantins que impede a navegação da hidrovia. A obra de derrocagem consiste no desgaste do pedral que impede a passagem de comboios de carga no período em que o rio fica mais raso, geralmente entre os meses de setembro e novembro. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o custo apresentado 7,15% menor do que o esperado para obra, o que representa uma economia de R$ 40 milhões.

Quando as chuvas estão escassas, as rochas aparecem e impedem que as embarcações se desloquem pelo rio Tocantins. A área tem 43 quilômetros e é conhecida como "Pedral do Lourenço", que vai de Marabá, no sudeste do estado, até Vila do Conde, abrangendo 10 municípios.

Fim do conteúdo da página