Unifesspa inicia projetos executivos para construção de prédios do Campus de Santana do Araguaia

• Publicado: Segunda, 26 de Fevereiro de 2018, 11h13
  • Última atualização em Segunda, 26 de Fevereiro de 2018, 11h47

UDTN SA 0107A comunidade acadêmica da Unifesspa em Santana do Araguaia e a população da cidade comemoraram o início dos projetos executivos para a construção da sede própria do Campus. A Unifesspa vai construir quatro prédios para abrigar o Instituto de Engenharias do Araguaia (IEA) que, atualmente, funciona em um espaço cedido pela Prefeitura Municipal. Para marcar o início desta importante etapa do trabalho e fornecer informações à sociedade sobre os projetos das obras já iniciados pela Unifesspa foi realizada, na última sexta-feira (23), uma solenidade com a presença de alunos, professores, técnicos administrativos, autoridades políticas locais e regionais e a sociedade civil em geral. Um momento histórico para a Unifesspa e para o povo de Santana do Araguaia.

“Não é possível falar em futuro, se não falarmos em educação.  A construção da sede em Santana do Araguaia é fundamental para que a Unifesspa permaneça na nossa região, transformando esse município num polo educacional mudando a vida das famílias com uma educação de qualidade. A Unifesspa veio pra ficar e não vai sair de Santana”, afirmou o deputado federal Joaquim Passarinho, destacando, ainda, a ação da bancada federal paraense em defesa da educação superior na região, garantindo recursos de emendas impositivas para as universidades federais.

Com a emenda individual do deputado, no valor de R$ 250 mil, estão sendo iniciados os projetos executivos das obras dos prédios a serem construídos para abrigar os alunos e servidores do Campus de Santana do Araguaia. o IEA já oferta o curso regular de Matemática e as licenciaturas do Parfor em Matemática e Letras – Língua Portuguesa. A expectativa é ampliar os cursos ainda em 2018 com a oferta do curso de Engenharia Civil.

UDTN SA 0092

O Campus de Santana do Araguaia conta com 10 professores concursados com mestrado e doutorado e seis técnicos administrativos, entre eles pedagogos, secretários executivos, bibliotecário e assistentes administrativos. “Não se faz educação pública de qualidade só com prédios mas com servidores qualificados. São esses colegas que estão aqui dia a dia construindo a universidade junto com os demais colegas da administração que cumprem, juntos, um desígnio da Nação”, afirmou o reitor homenageando os servidores públicos que integram o quadro efetivo da universidade e que ajudam a construir a história do Campus de Santana do Araguaia.

Também compuseram a mesa de honra da solenidade a diretora do Instituto de Engenharias do Araguaia (IEA), Profa. Dr.ª Elizabete Rambo Kochhann, a secretária de Saúde do município, Maria Aparecida Soares, representando o prefeito José Rodrigues de Miranda e o chefe de gabinete da Secretaria de Educação, Mizael Almeida de Menezes, representando o secretário de Educação, Djalma Moreira.

Projetos executivos

Estão sendo desenvolvidos os projetos executivos para construção de prédios de sala de aula, laboratórios de ensino e pesquisa, além de espaços de convivência dos alunos e servidores. Serão realizados quatro projetos executivos, descriminando os detalhes da obra para que possa ser licitada ainda em 2018. O projeto é executado pela empresa “JI Projetos de Execução LTDA” e foi viabilizado por meio de Emenda Parlamentar ao Orçamento da União, apresentada pelo deputado federal Joaquim Passarinho.

De acordo com o reitor Maurílio Monteiro, a expectativa é começar as obras pelo Galpão de Laboratórios, um projeto com investimentos de aproximadamente R$ 2 milhões para fornecer estruturas de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de Matemática e Engenharia Civil. “Apesar dos cortes, a Unifesspa avança com mais cursos, mais alunos, mais estrutura física e isso só é possível com o apoio da sociedade. É um momento de júbilo, a nação reconhece a dívida com a região e vamos contribuir cada vez mais para melhorar a qualidade do ensino público oferecido à população”, concluiu o reitor.

Ao final da solenidade, a Unifesspa homenageou o estudante Adriano Barroso Araújo, vencedor da 1ª Olimpíada Santanense de Matemática das Escolas Públicas. O estudante também foi aprovado no curso de Licenciatura em Matemática da Unifesspa, na chamada regular do Sisu 2018. “Quero concluir o curso superior, quero ser um excelente aluno e construir um futuro melhor para a minha família”, afirmou o estudante, emocionando o público e motivando os alunos do ensino médio da plateia com sua garra e determinação.

UDTN SA 0089UDTN SA 0169