Capes aprova doutorado em Engenharia da Unifesspa/UFPA

Na área de Engenharia será a primeira vez que serão formados  doutores em Engenharia em universidade na Amazônia fora das capitais.

• Publicado: Quinta, 27 de Novembro de 2014, 11h17
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou na última terça-feira, 25, os resultados da apreciação de projetos MINTER/DINTER protocolados em 2014.
    Os Mestrados e Doutorados Interinstitucionais, MINTER/DINTER Nacionais e Internacionais, visam à formação de recursos humanos qualificados para o desenvolvimento sócio-econômico-cultural, científico-tecnológico e de inovação.
            Especificamente, o programa DINTER da CAPES se baseia no modelo em que um Programa de Pós-Graduação, considerado de excelência (conceitos 5, 6 e 7) se propõe a formar doutores em uma outra Instituição de ensino (denominada receptora), a qual, por estar ainda em estado de consolidação, necessita maximizar a formação qualificada em nível de doutorado.
                  A partir do Edital 023/2014-CAPES, foram submetidas centenas de projetos de MINTER e DINTER, em todas as áreas do conhecimento. A Unifesspa junto com a UFPA concorreram, a partir do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, com o objetivo de formar doutores nas áreas de engenharias, computação, física e matemática. Após avaliação extremamente criteriosa, a CAPES aprovou 23 MINTER e 83 DINTER (entre os quais se encontra o proposto por UFPA/Unifesspa).
                  Um detalhe importante a ser ressaltado é que de todas as propostas aprovadas a única onde tanto a instituição promotora (UFPA), quanto a receptora (Unifesspa) são da região Norte. Além disso, esta é a primeira vez que serão formados doutores em Engenharia em universidade na Amazônia fora das capitais. Tal fato se traduz em um reconhecimento importante das competências e dos grupos de excelências que vem se consolidando na região e no Pará, em especial.
                  Além de atender à formação docente da Unifesspa (de 20 a 30 doutores nos próximos cinco anos), o projeto prevê a disponibilização de 20% das vagas aos docentes do IFPA, o que reforça mais ainda a importância estratégica da aprovação do projeto DINTER, não só para a Unifesspa, mas também para as demais instituições de ensino e pesquisa sediadas no Pará.

Link: http://www.capes.gov.br/avaliacao/projeto-minter-e-ou-dinter/resultados-de-projetos

PDF : Resultados de Projetos da CAPES