Siass da Unifesspa começa a funcionar em janeiro e vai atender mais de mil servidores

• Publicado: Quarta, 06 de Dezembro de 2017, 10h00
  • Última atualização em Quarta, 06 de Dezembro de 2017, 15h06

SIAISS 0030Os servidores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e de órgãos federais parceiros vão contar, a partir de janeiro de 2018, com o Siass, Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor. No dia 1º de dezembro, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica para criação da Unidade Siass, marcando a etapa final do processo de implantação, coordenado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas da Unifesspa (Progep), por meio da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV).

A implantação do Siass na Unifesspa vai permitir a integração das ações e programas nas áreas de assistência à saúde, com a realização de perícias médicas para a concessão de licença para tratamento de saúde do próprio servidor; licença por motivo de doença em pessoa da família; licença à gestante; licença por motivo de acidente em serviço; avaliação médica admissional e registro administrativo de atestados de curta duração.

Com a implantação do Siass, os servidores que antes precisavam se deslocar até Belém para a realização de perícias, terão atendimento rápido e humanizado no momento em que mais precisam de apoio. O Siass tem como objetivo a promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores da Unifesspa e dos servidores lotados nos órgãos participes do Acordo de Cooperação Técnica, visando a implementação da Política de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (PASS), estabelecida pelo Decreto Nº 6.833, de 29 de abril de 2009.SIAISS 0033

Mais de mil pessoas, entre servidores da Unifesspa e de órgãos parceiros, serão atendidos pelo Siass. A equipe multidisciplinar da Unidade conta com médicos, psicólogo, assistente em administração e assistente social, composta por profissionais da Unifesspa e cedidos por instituições parceiras. São órgãos parceiros na implantação do Siass, o Departamento de Polícia Federal em Marabá/PA, Delegacia da Receita Federal do Brasil em Marabá/PA, O Instituto Nacional do Seguro Social em Marabá/PA e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

“A Unifesspa avança na gestão de pessoas, cuidando do nosso maior patrimônio, os nossos servidores. O Siass vai permitir a realização de laudos com mais rapidez no momento de maior fragilidade para o servidor. Portanto, é uma grande conquista, resultado de uma importante parceria com os órgãos públicos da nossa Região”, destacou o reitor da Unifesspa, Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro.

No ato de assinatura do Termo de Cooperação, a chefe da DSQV, Sheila Freire, também falou sobre a importância da Unidade Siass e fez questão de agradecer aos parceiros e aos servidores da Unifesspa que se empenharam na viabilização do subsistema. “Transformamos um sonho em realidade. Essa unidade terá um papel importantíssimo para os servidores do poder executivo na Região, acabando de uma vez com o sofrimento do servidor no momento em que mais precisa. A ideia é que a unidade possa ser bastante humanizada e estamos nos preparando pra isso. Foi uma construção coletiva por isso o sentimento é de gratidão”, afirmou.

Durante toda a semana, a equipe multidisciplinar do Siass Unifesspa está em Belém, participando de treinamentos com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.  Também participaram da assinatura do Termo de Coorperação Técnica, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Prof. Dr. Elisandro de Andrade, a diretora de Desempenho e Desenvolvimento da Progep, Eliene Barros de Freitas, e a vice-coordenadora do Siass, Dhene Almeida Pacheco.

SIAISS 0070