Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Atleta indígena acende pira e abre oficialmente os Jogos Unifesspa 2017

  • Publicado: Sexta, 08 de Setembro de 2017, 11h54
  • Última atualização em Terça, 12 de Setembro de 2017, 17h00
  • Acessos: 4052

Jogos Unifesspa 2017 0020

Num clima de muita animação e respeito à diversidade foi aberta a edição 2017 dos Jogos Unifesspa, na noite de quarta-feira (6), no Ginásio Poliesportivo Renato Veloso (Folha 16). Após o revezamento da tocha por representantes dos discentes, dos servidores, o atleta e primeiro estudante indígena a concluir curso de Engenharia na Unifesspa, Fabiano Soares dos Santos Tembé, recebeu a chama e acendeu a pira, num ato simbólico repleto de emoção, abrindo oficialmente os jogos universitários.

Com o lema “Celebrando a diversidade”, os Jogos Unifesspa tem o objetivo de fomentar a vivência da comunidade acadêmica em diferentes modalidades esportivas, envolvendo todos os segmentos numa semana de competições com caráter de integração e confraternização por meio do esporte. 

Até o próximo domingo (10), serão realizadas competições em seis modalidades de esporte coletivo, com mais de 70 equipes inscritas, envolvendo mais de 400 atletas. Além disso, cinco modalidades de esporte individual contam com mais de 130 atletas aptos a participar. Ao longo da programação também haverá demonstração dos jogos tradicionais indígenas, a exemplo da corrida de tora, cabo de guerra e arco e flecha; e o grande encerramento com a Pedalada da diversidade, que acontecerá no próximo domingo (10), aberta ao público em geral.

A pedalada marcará o encerramento dos Jogos e acontecerá pelas ruas da nova marabá. A concentração será às 7h, na Unidade I do Campus de Marabá (Folha 31). A inscrição é feita no local, com a doação de 1kg de alimento não perecível. "Este é o maio evento que integra a edição 2017 dos jogos. Alunos, servidores, os aficionados pelo ciclismo, o público em geral de Marabá e Região poderão se inscrever e participar deste grande momento", lembrou Claudiana Guido, da Proex. 

Os jogos acontecem na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no Ginásio Poliesportivo da Folha 16, Na Estação Conhecimento de Marabá e no Colégio Alvorada, locais onde os atletas disputam medalhas e troféus nas seguintes modalidades: atletismo, xadrez, tênis de mesa, voleibol, handebol, futsal, futebol society, basquete, natação, sinuca, voleibol e vôlei de areia nas categorias masculino e feminino e em categoria mista, como nas duas últimas modalidades.

Apresentações culturais

Jogos Unifesspa 2017 0017A abertura oficial do evento contou com apresentações culturais, falas de saudação dos atletas representantes dos diversos segmentos universitários e execução do hino nacional em vários ritmos e línguas. A indígena Amrén Kykatejê (etnia Gavião) cantou o hino na língua de seu povo. A servidora Ivonilce Brelaz declamou o hino nacional em Português e houve, ainda, a execução do hino em ritmo de forró, animando e envolvendo o público no clima da diversidade.

O público prestigiou, em seguida, a apresentação do grupo de carimbó Raízes do Tauarí, formada por alunos e ex-alunos da Unifesspa. Entre as coreografias executadas pelo grupo folclórico, destaque para a "Lenda da Vitória Régia", interpretando uma lenda popular no Brasil, principalmente na Região Norte, que enalteceu a cultura paraense e envolveu a plateia, convidada a entrar no ritmo de carimbó.  

O reitor da Unifesspa, Prof. Dr. Maurílio Monteiro, antes de declarar abertos os jogos Unifesspa 2017 fez questão de parabenizar toda a equipe envolvida na organização e realização dos jogos, em especial a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex). “A construção de uma universidade pública se faz com pessoas diversas, distintas e com esta edição dos Jogos Unifesspa estamos celebrando essa diversidade, essa riqueza cultural. Com esse espírito, saudamos todos os nossos atletas, desejando uma semana de excelentes competições. Viva à Universidade Pública, viva à diversidade", declarou. 

Jogos Unifesspa 2017 0019

O pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Diego de Macedo, também saudou os atletas e destacou a importância da vivência universitária por meio do esporte. "É um prazer imenso dar início aos Jogos Unifesspa 2017, um momento importante de integração entre nossos estudantes e servidores, bem como com a comundiade externa que participa e prestigia esse grande evento. É uma festa linda que começa agora e que seguirá, sem dúvidas, até o final prevalescendo o respeito e a alegria em todas as competições", afirmou. 

Participaram do revezamento da tocha os atletas Thaine de Souza Araújo, Bruna Lima Alves, Egenivaldo dos Santos Guimarães, Adriana Vasconcelos da Costa, Amrén Kykatejê e Pytáwã Tembé.  Após a solenidade de abertura dos jogos, foram realizadas as primeiras disputas do futsal feminino. 

Confira a programação completa dos jogos!

 

Jogos Unifesspa 2017 0018

Jogos Unifesspa 2017 0015

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jogos Unifesspa 2017 0013

Jogos Unifesspa 2017 0012

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página