Núcleo promove encontro sobre consciência negra

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, Unifesspa realizará mesa redonda, oficinas, minicursos e lançamento de livros.

• Publicado: Segunda, 17 de Novembro de 2014, 17h24
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-Raciais, Movimentos Sociais e Educação – N’Umbuntu, vinculado a Faculdade de Ciências da Educação, que integra o Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) em parceria com outras entidades educacionais promovem em Marabá e Tucuruí uma programação conjunta comemorativa ao Dia Nacional da Consciência Negra, a partir do dia 20 de novembro.

Os objetivos da programação são: divulgar os saberes e práticas desenvolvidas nas instituições públicas federais em torno do debate das relações raciais no Pará; consolidar os núcleos de estudos, pesquisas e extensão sobre a educação das relações étnico-raciais no Sul e Sudeste paraense e apresentar as publicações que sistematizam estudos, pesquisa e extensão sobre a população negra no Pará.
A abertura será no dia 20, no bairro Francisco Coelho, também conhecido por “Cabelo Seco”, na Marabá Pioneira, com atividades culturais.
No dia 25, terça-feira, o Campus I da UNIFESSPA, em Marabá, sediará o II Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão: N’Umbuntu em Consciência Negra afirmando políticas de igualdade racional.
A abertura oficial será às 8h30min e logo em seguida haverá uma mesa redonda com os professores: doutor Ivan Lima (ICH/UNIFESSPA), mestre Janailson Macêdo Luiz (ICH/UNIFESSPA) e mestrando Oberdan Medeiros (Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Tucuruí).
Uma oficina – com o tema Racismo e Sociedade, com o professor Oberdan Medeiros – e o minicurso – Educação Quilombola, com o professor Janailson Macêdo Luiz – serão ministrados das 14h às 17h30min no dia 25 de novembro.
O professor e mestre Jeruse Romão, presidente do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-raciais de Santa Catarina, fará a conferência “Educação, mulheres e religiosidades: perspectivas de combate ao racismo”.
Depois haverá uma sessão de lançamento de livros e uma atividade cultural com Jane Martins e Marcelo Santos (voz e violão).

Tucuruí
A programação em Tucuruí acontece no IFPA (Instituto Federal de Educação e Tecnologia) nos dias 21 e 22 de novembro, quando serão realizadas palestras e sessão de autógrafos de livros, a partir das 8 horas.

Outras informações
N’Umbuntu (Núcleo da Faculdade de Educação da UNIFESSPA, na promoção de estudos, pesquisa e extensão sobre as relações étnico-raciais, ações políticas e sociais para a efetivação de políticas públicas de igualdade racial em Marabá): (94) 2101-7108 – (94) 98113-8166 – (94) 99268-9621.
NEABI/Tucuruí (Núcleo vinculado ao IFPA-Tucuruí, em estudos e pesquisas sobre a população negra e indígena no Pará): (94) 98161-9243.
NEABI/IFPA Industrial (Núcleo a ser constituído no IFPA/Industrial em Marabá como ferramenta teórica de prática para o debate das relações étnico-raciais no âmbito dos cursos tecnológicos).
Movimento Debate e Ação
Licenciatura em História – UNIFESSPA.
As inscrições podem ser feitas pelo endereço: numbuntu@gmail.com

Imagem do cartaz do evento.