Unifesspa adere integralmente ao Enem e Sisu

A definição de como serão oferecidas a bonificação regional e por curso  ainda será discutida pelo Consepe.

• Publicado: Sexta, 31 de Outubro de 2014, 11h49
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), na última quarta-feira (29/11), decidiu em reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educacão (MEC). A entrada por meio do Sisu ocorre aos candidatos às vagas dos cursos de graduacão da instituição que realizaram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

De acordo com o reitor pro tempore da Unifesspa, Maurílio de Abreu Monteiro, que também é presidente do Consepe, a iniciativa é um passo importante para a próxima reunião que decidirá sobre o sistema de bonificacão regional e pesos diferenciados por áreas do conhecimento.

“Agora a Unifesspa vai poder implementar instrumentos de bonificação regional e de áreas de conhecimento por cursos. A ideia é dar oportunidades para as pessoas da região Sul e Sudeste do Pará e selecionar alunos com maior afinidade no curso que pleiteiam vaga.”, ressalta o reitor.

Conforme Maurílio, os Processos Seletivos Especiais (PSE) que seleciona descencentes de índios, quilombolas e integrantes de comunidades tradicionais serão mantidos.

A definição de como serão oferecidas as bonificações ainda será discutida pelo Consepe.

Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O processo seletivo do Sisu é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita, em uma única etapa e é feita pela internet.

(Texto: Fabrizio Franco/ Assessoria de Comunicação da Unifesspa)