Mais de 200 pessoas participam do Acolhimento Institucional dos novos servidores

'Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo',

• Publicado: Quarta, 29 de Outubro de 2014, 23h21
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

Esta frase do educador Paulo Freire sintetiza a transformação na vida dos professores e técnicos-administrativos em Educação (TAEs) que foram oficialmente acolhidos na última quinta-feira (23/10), no auditório do Campus II, em Marabá, pelo reitor pro tempore da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Maurílio de Abreu Monteiro. A sentença pontua também a missão dos 142 novos servidores efetivos aprovados nos primeiros concursos públicos da instituição: mudar o mundo para melhor por meio da educação. Confira as fotos do Acolhimento aqui.

O professor doutor em Física Fábio Alessandro Rolemberg Silva é um exemplo de como a educação transforma vidas e por isso ele quer dar a sua contribuição. “Ingressar na Unifesspa como professor é a concretização de um sonho. Eu fui técnico-administrativo em Educação em outra universidade e tive a oportunidade de fazer carreira e estudar na pós-graduação, da especialização ao doutorado. Me tornar professor foi a melhor escolha da minha vida. A característica principal da Unifesspa é que eu vou crescer junto com a instituição. Quero participar de todo o processo de evolução tanto no ensino, pesquisa e extensão e ajudar os alunos.” ressaltou.

Segundo o reitor pro tempore, é um orgulho poder recepcionar na Unifesspa servidores de todas as localidades e, especialmente, os da região Sul e Sudeste do Pará. “O ingresso na Unifesspa é a oportunidade de concretizar um desejo da nação de ofertar o ensino superior público de qualidade nesta região Sul e Sudeste do Pará. A melhoria é para a sociedade como um todo. Fico muito feliz também de acolher hoje as pessoas que a pouco tempo trabalhavam conosco como estagiários e hoje são técnicos-administrativo em Educação. Sabemos que todos vocês enfrentarão conosco e vencerão todas as dificuldades da construção da Unifespa que é de todos nós”, afirmou.

Além da cerimônia de recepção com posse simbólica dada pelo reitor aos dois últimos servidores que entraram em exercício, os novos servidores conheceram o novo site da instituição elaborado pela Assessoria de Comunicação (Ascom) que será disponibilizado na próxima semana para melhor acolher todos os anseios da comunidade acadêmica. Os servidores participaram ainda da palestra “Desenvolvimento na Carreira dos Servidores”, ministrada pelo servidor David Ayan (UFPA) que apresentou as formas de progressão por mérito e capacitação nas carreiras dos professores e TAEs.

De acordo com a pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), em 2014, 69 docentes ingressaram na carreira pública do Magistério Superior e 73 servidores entraram em exercício nos cargos Técnico-Administrativos em Educação na Unifesspa. Até este mês de outubro, 67 servidores foram nomeados em cargos de direção e 47 nos de funcão de confiança. A Progep já planeja a posse dos técnicos-administrativos que serão selecionados ainda esse ano.

(Texto e foto: Fabrizio Franco/Assessoria de Comunicação da Unifesspa)