Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Unifesspa divulga comunicado com orientações de prevenção ao coronavirus

  • Publicado: Sexta, 13 de Março de 2020, 15h12
  • Última atualização em Segunda, 18 de Mai de 2020, 12h13
  • Acessos: 3933

Destaque ComunicadoCovid19A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) divulgou, na tarde desta sexta-feira (13), comunicado com orientações de prevenção contra a propagação do novo coronavírus (COVID-19), no Brasil. Embora nenhum caso tenha sido confirmado no estado do Pará, a Unifesspa reforça as orientações estabelecidas pelo Governo Federal aos órgãos e entidades da Administração Pública e as recomendações do Ministério da Saúde para conter o avanço da doença. Leia o comunicado na íntegra!

No comunidado, a Unifesspa orienta os membros da comunidade universitária que tenham retornado de viagem de áreas de risco no Brasil e no Exterior a comunicarem o retorno à universidade. Os servidores devem se reportar à Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas e os alunos à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. Com essa medida, a Unifesspa busca fornecer orientações específicas, conforme cada caso. 

A recomendação da universidade é que pessoas assintomáticas, que tiveram contato com pacientes infectados, devem ficar em isolamento domiciliar por 7 (sete) dias e, em caso de apresentar algum sintoma, esse período deve ser de 14 (quatorze) dias. Os alunos ou servidores poderão desenvolver suas atividades remotamente ou respaldados pela apresentação de atestado médico. A Unifesspa também orienta que pessoas com sistomas de doenças respiratórias procurem os serviços médicos de saúde. 

As atividades previstas no calendário acadêmico estão mantidas e novas orientações deverão ser divulgadas pela instituição.  O documento destaca ,ainda, as seguintes medidas de prevenção:

✓Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
✓ Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
✓ Evitar contato próximo com pessoas doentes;
✓ Ficar em casa quando estiver doente;
✓ Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo. No caso de ausência de lenço descartável, deve-se cobrir nariz e boca com o braço, na altura do cotovelo, quando espirrar ou tossir;

✓ Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou
garrafas;
✓ Manter os ambientes bem ventilados.

Fim do conteúdo da página