Unifesspa recebe doação de equipamento para ensino e pesquisas em soldagem

• Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2016, 21h37
  • Última atualização em Quinta, 27 de Outubro de 2016, 15h50

sinobrasO Instituto de Geociências e Engenharias (IGE) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) recebeu da empresa SINOBRAS a doação de um equipamento que vai auxiliar as atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas no curso de Engenharia de Materiais. Trata-se de uma fonte de soldagem muiltiprocesso desenvolvida com tecnologia nacional.

A entrega do equipamento aconteceu na terça-feira (25), com a presença do pró-reitor de Ensino de Graduação e ex-diretor do IGE, Elias Fagury; do diretor da Faculdade de Engenharia de Materiais e coordenador do Curso, o Prof. Dr. Márcio Corrêa de Carvalho e dos representantes da SINOBRÁS, o gerente da Aciaria, Gerson Rusky e o engenheiro de processos, Neiclésio Ibiapina.

O professor Márcio Corrêa destacou a importância do equipamento para o avanço das pesquisas desenvolvidas na Unifesspa. “Vai permitir a ampliação dos estudos na área de soldagem, um ramo da União de Materiais, importante para a região de Carajás. Os alunos terão atividades práticas na área de soldagem, não só na questão do ensino de soldagem, mas na pesquisa da metalurgia da soldagem, ou seja, estudar os efeitos decorrentes da soldagem, desenvolvendo novos materiais”, explicou o professor.

Gerson Rusky ressaltou a importância da parceria com a Unifesspa. “Já é uma relação antiga com a universidade em que desenvolvemos diversos projetos em conjunto, com a colaboração de alunos e professores. Uma parceria importante e antiga que vem gerando bons resultados”, afirmou o gerente da Aciaria. O engenheiro Neiclésio Ibiapina também falou da satisfação de voltar à Unifesspa para presenciar a doação do equipamento. “Eu fui aluno da Unifesspa, estudei nesta universidade e voltar aqui hoje tem um valor especial", comentou.

A Instituição recebeu o documento fiscal do equipamento doado que já foi emitido em nome da Unifesspa e os demais procedimentos para a formalização da doação estão sendo realizados. A fonte de soldagem foi instalada no Laboratório de Ensaios Destrutivos, que também é coordenado pelo professor Márcio Corrêa. A Unifesspa dispõe de todos os equipamentos de proteção individual necessários para o uso da máquina. “A segurança é nossa primeira preocupação e neste laboratório já contamos com a estrutura necessária para a segurança dos alunos e demais pesquisadores”, garantiu o professor.

O estudante Jailson Cuimar foi um dos primeiros alunos a testar as funcionalidades do equipamento, com o auxílio e supervisão do professor Márcio Corrêa e comemorou a chegada da máquina no laboratório. “Foi muito importante porque vai nos permitir um maior aprendizado, complementando o conhecimento teórico obtido em sala de aula, a partir da prática com um equipamento de última geração, de fácil manipulação, que executa diversos processos de soldagem”, concluiu.

DSC fontedesolda

DSC equipdoado