Democracia é tema central de Seminário realizado na Unifesspa

• Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2016, 17h48
  • Última atualização em Quarta, 26 de Outubro de 2016, 21h34

bannderbrasilhojeSerá aberto na próxima quinta-feira (27), às 18h, no auditório da Unidade I, do Campus de Marabá, o Seminário de Direitos Humanos e Saúde Mental “Brasil, hoje: Democracia ou Barbárie”, promovido pela Unifesspa em parceria com o Centro de Estudos em Reparação Psíquica de Santa Catarina (CERP-SC), o Projeto de Extensão Psicanálise e Saúde Mental; Instituto APPOA, Fundo Newton e outros parceiros.

A palestra de abertura terá como tema “A violência de Estado no Brasil” e será ministrada pelo consultor do CERP-SC, Dario de Medeiros, que é mestrando em Filosofia Política na Universidade de São Paulo; com participações do professor de Ciências Sociais, Cloves Barbosa e de Regina Ceo Andrade, do CAPS II, de Marabá.

Na sexta-feira, dia 28, a partir das 18h, acontece a palestra “Sobre os efeitos psíquicos da violência: o projeto Clínicas do Testemunho”, com Dario de Medeiros, Vera Moraes, da Secretaria de Ação Social de Marabá e o diretor do Instituto de Estudos em Direito e Sociedade da Unifesspa, professor doutor Jorge Luis Ribeiro dos Santos.

No sábado, as atividades começam às 9h, com a palestra “Democracia e vandalismo: quem são os vândalos, quando o Estado é ilegítimo?” da qual participaram Dario de Medeiros com mediação do professor de Psicologia da Unifesspa, Lauro Barbosa.

Público

O seminário é destinado aos interessados em discutir os direitos humanos no Brasil, sejam estudantes de graduação ou pós-graduação, profissionais liberais, professores, pesquisadores e o público em geral. O seminário está inserido nas discussões da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça em parceria com diversas entidades, dentre elas, o Fundo Newton e pode ser conhecido em http://www.cerpsc.com/.