Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Nota de pesar pelo falecimento do cacique Krôhôkrenhum

  • Publicado: Sexta, 21 de Outubro de 2016, 11h06
  • Última atualização em Sexta, 21 de Outubro de 2016, 11h28
  • Acessos: 2685

cacique

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) lamenta a perda de uma importante liderança indígena da Amazônia, o Cacique Krôhôkrenhum, da comunidade Parkatêjê, no sudeste do Pará. Ele morreu, aos 89 anos, no Hospital Adventista de Belém, após complicações de uma doença pulmonar e seu corpo foi sepultado nesta quinta-feira (20), na Terra Indígena Mãe Maria, localizada a 30 km de Marabá.

A comunidade acadêmica externa profundo pesar pelo falecimento do cacique, respeitosamente chamado de "Capitão”, que buscou o fortalecimento de seu povo e de suas tradições, sempre em defesa do território.A Unifesspa solidariza-se aos mais de 900 indígenas da TI Mãe Maria que estão de luto e homenageia essa importante liderança indígena pela bravura e resistência.

Em menos de três anos, esta é a segunda grande perda da comunidade indígena Mãe Maria. No dia 30 de março de 2014, foi sepultado Hõpryre Ronore Jopikti Payaré, um grande líder e chefe do Povo Akrãtikatêjê da Montanha (Gavião). A história desses dois guerreiros será sempre referencial para os defensores dos povos indígenas no Brasil.

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página