Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Encontro de Saúde Mental do Servidor destaca prevenção da Síndrome de Burnout

  • Publicado: Quarta, 31 de Agosto de 2016, 16h41
  • Última atualização em Quinta, 01 de Setembro de 2016, 11h09
  • Acessos: 3653

 

palestraburnoutNo terceiro e último dia de atividades do I Encontro de Saúde Mental do Servidor, a Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQ) da Unifesspa trouxe a discussão sobre a Síndrome de Burnout ou estafa profissional, um transtorno que atinge profissionais de diversas áreas e impacta as relações de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador. A síndrome acomete principalmente pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.

As causas e características do problema foram detalhadas pela professora doutora em Psicologia Social da Unifesspa, Luciana Bezerra de Souza Gianasi. Sentimentos de decepção, frustração, indiferença, esgotamento físico e emocional são alguns dos sintomas que caracterizam a síndrome. “A Síndrome de burnout é um processo de resposta ao estresse laboral crônico que compromete a saúde do indivíduo e da organização em que ele está inserido.  É um “queimar-se” de fora pra dentro e se caracteriza, necessariamente, por estar relacionado ao trabalho”, explicou a professora.

A busca pela qualidade de vida e pelo bem estar são alguns caminhos para prevenir e combater a síndrome. “Tanto a organização pode promover ações que busquem a qualidade de vida, como também a pessoa pode agir individualmente buscando essa qualidade numa perspectiva psicossociológica”, completou a professora, que aproveitou para elogiar a iniciativa da DSQV na promoção do evento.

Assistência em saúde mental

O último dia de palestras também contou com a presença de especialistas e profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Marabá. Os servidores da Unifesspa receberam informações sobre a rede pública de assistência em Saúde Mental existente na cidade. O enfermeiro e especialista em Saúde Mental, João Augusto de Souza Miranda, informou sobre os serviços oferecidos oferecidos e a estrutura disponível para atendimentos de pessoas com transtornos mentais.

“A saúde é um direito de todos garantido pela Constituição Federal. Para ser atendido no Caps, o paciente não precisa de encaminhamento médico bastando apenas se apresentar no Caps com o cartão do Sus. A partir do acolhimento será identificada a necessidade de atendimento de cada paciente e inciado o processo de tratamento”, detalhou.

O Caps de Marabá fica localizado na Rua do Rio Vermelho, número 340, próximo à Praça do bairro Novo Horizonte. Há também atendimentos de psicologia na unidades básicas de saúde como o Posto do bairro Laranjeiras e o Centro de Saúde Enfermeira Zezinha, localizado na Folha 23, bairro Nova Marabá.

A psicóloga da DSQV, Poliana Gonçalves, fez um balanço do evento que passará a fazer parte do calendário anual de atividades da Instituição. “A qualidade de vida faz parte da política de gestão da Unifesspa e o evento cumpriu esse grande objetivo que é fazer com que nossos servidores reflitam sobre sua qualidade de vida e possam implementar ações concretas no seu dia a dia. O encontro foi muito positivo com uma grande participação dos nossos servidores”, avaliou.

Durante três dias, o I Encontro de Saúde Mental do Servidor reuniu diversos profissionais de saúde e especialistas em Saúde Mental, com programação voltada aos servidores do Campus de Marabá e de outras instituições públicas federais. 

palestracaps              Saudemental3dia

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página