Nova linha de ônibus vai atender estudantes da Unifesspa e moradores dos bairros Araguaia e N. Sra. Aparecida

Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2017, 22h02 | Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2017, 09h42 | Acessos: 4625

Uma nova linha de ônibus irá atender o campus III da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e os bairros Nossa Senhora Aparecida e Araguaia, em Marabá. Chamada de “Rota Universitária” pelos idealizadores do novo percurso, o serviço é uma antiga reivindicação dos universitários marabaenses, que sofrem há muito pela deficiência no transporte para chegar até o campus III, localizado a mais de dez quilômetros do centro da cidade.

Uma parceria da Prefeitura de Marabá, por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (DMTU), com a empresa de ônibus TCA, detentora da concessão de transporte público no município, a nova linha deve começar a operar em breve.

Na sexta-feira (6), foi feita uma viagem experimental, com a participação do vice-prefeito Toni Cunha (Rede); do secretário municipal de Segurança Institucional, Jair Guimarães; do diretor do DMTU, Jocenilson Silva; de diretores da TCA, vereadores e representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE). O percurso começou no ponto final das linhas da TCA, no Bairro Liberdade, passando pelo Bairro Cidade Nova, Agrópolis do Incra, Campus I da Unifesspa (na VP-8, Nova Marabá), Shopping Pátio Marabá, Campus II da Unifesspa (Folha 17) e pelos bairros Nossa Senhora Aparecida e Araguaia, até chegar à Cidade Jardim, onde fica o Campus III da Unifesspa.

Apesar de não ter feito parte da viagem inaugural, a Marabá Pioneira também está incluída na nova rota, segundo informou o gerente local da TCA, João Martins. Ainda segundo ele, o início da operação da nova rota deve acontecer tão logo seja concluída a pavimentação da Avenida das Torres, que corta toda a extensão dos bairros Araguaia e Senhora Aparecida, ligando as rodovias BR-222 (à altura da antiga fábrica da Coca Cola) e BR-230 (Transamazônica). Para operação da nova linha será necessário também fazer um recuo na BR-230, próximo à sede da AABB, além de implantar paradas de ônibus ao longo de boa parte do novo percurso.

De acordo com a TCA, a nova linha vai atender toda a população dos bairros por onde os ônibus passarão, porém terá horários programados para atender a comunidade universitária. Inicialmente, a empresa prevê três horários na nova linha, mas não descarta que esse número seja aumentado conforme a demanda da rota.

Ao final da viagem experimental, os participantes tiveram uma reunião com o reitor da Unifesspa, professor Maurílio Monteiro, que expôs as dificuldades da universidade em manter o transporte dos estudantes até agora, enquanto a linha da TCA não entra em operação. De acordo com Monteiro, a universidade vem gastando R$ 1 milhão por ano com esse serviço de transporte. (Com informações da Ascom PMM. Imagem: Divulgação.)

Fonte: http://blogdojoaocarlos.com.br

registrado em: