Unifesspa garante R$ 3,2 mi para continuar obras

Publicado: Terça, 29 de Novembro de 2016, 09h11 | Última atualização em Segunda, 13 de Fevereiro de 2017, 16h12 | Acessos: 4748

Publicado em: www.correionews.com 29/11/2016 10h11.

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) conseguiu a liberação de recursos para dar continuidade a uma das mais importantes obras em andamento no Campus de Marabá. Trata-se do prédio multiuso de cinco pavimentos da Cidade Universitária, que vai abrigar os cursos de Agronomia, Ciências Econômicas, Saúde Coletiva, Ciências Biológicas, Psicologia, as Licenciaturas em Matemática, em Física, em Química e em Ciências Naturais, além de cursos de Pós-Graduação.

A obra, considerada imprescindível ao funcionamento da Unifesspa, estava prestes a ser interrompida por falta de recursos. Na última reunião do Conselho Superior de Administração (Consad), os conselheiros discutiram a possibilidade de paralisar as obras, evitando os gastos com a administração da construção. “Sem um volume mínimo de recursos, não era viável manter a obra em andamento, uma vez que são altos os custos com manutenção da obra, a exemplo de aluguel de equipamentos, administração, entre outros”, explicou o pró-reitor da Administração e Infraestrutura, Leandro de Oliveira, acrescentando que para a continuidade da obra são gastos, em média, R$ 70 mil por mês.

Na última sexta-feira (24), o reitor da Unifesspa Maurílio Monteiro obteve uma sinalização positiva do MEC, com a liberação de limite para empenho no valor de R$ 3.298.902,00. De acordo com o reitor, foram realizadas várias reuniões em Brasília em que a Reitoria justificou tecnicamente a demanda de investimento. “Nessas audiências com o MEC tivemos o apoio do senador Flexa Ribeiro (PSDB) e da deputada Júlia Marinho (PSC). A deputada, inclusive, visitou o prédio em Marabá e se mostrou sensibilizada com a necessidade de continuar a obra. Essas intermediações dos parlamentares foram importantíssimas para conseguirmos a liberação dos recursos”, afirmou o reitor.

O recurso liberado pelo MEC para a obra refere-se a uma parte do orçamento de 2016 destinado a investimento, que ainda não havia sido liberado. O prédio multiuso de cinco pavimentos é o maior em construção na Unifesspa e representará 30% de toda a área construída da Instituição, até 2018.   Com uma área de 13.299,53 m2, o prédio conterá 64 salas de aula, laboratórios de ensino, áreas de convivências, lanchonete e abrigará o Centro de Saúde do Servidor.

registrado em: