Momento histórico: Siass Unifesspa realiza primeiras perícias médicas

• Publicado: Sábado, 03 de Fevereiro de 2018, 11h29
  • Última atualização em Segunda, 05 de Fevereiro de 2018, 15h41

SIASS Inicio 0035

Os servidores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e de órgãos federais parceiros já podem contar com o Siass, Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor. Na manhã desta sexta-feira (2), foram realizadas as primeiras perícias admissionais de servidores que fizeram o último concurso da Unifesspa. Um momento histórico para a Instituição e seus servidores, que comemoram mais essa conquista.

A servidora Maria Edilene Andrade Barbosa Rego foi aprovada para o cargo de assistente administrativa. Ela foi umas das primeiras a se beneficiar com o Siass, realizando seu exame admissional. Ela e outros seis servidores da Unifesspa receberam o atendimento do médico perito, inaugurando as atividades no Siass. “É um avanço pra nós servidores. Acompanhei a luta do meu esposo que também é servidor público federal e à época teve que ir à Goiania para fazer os exames admissionais, outras vezes em Belém. Quando soube do Siass na Unifesspa fiquei muito feliz e satisfeita", conta a servidora, que também foi aluna da Unifesspa, quando ainda era o campus da UFPA em Marabá.

SIASS Inicio 0004

Os primeiros atendimentos do Siass Unifesspa foram realizados pelo perito médico Paulo Henrique Gomes. Ele destacou a importância do exame admissional para a saúde e qualidade de vida do servidor. "A perícia é importante para avaliarmos o estado de saúde pregresso e o estado atual do novo servidor. Com base nessas duas avaliações a gente tem que identificar os possíveis riscos que a atividade profissional poderá estar associada, nos norteando nas avaliações períodicas e as prevenções das principais patologias que acometem os servidores. Essa avaliação física e mental é essencial e evita adoecimentos ou agravamento de doenças no decorrer da atividade laboral. Ao contrário do que muitos pensam, o exame admissional não visa a aprovação ou reprovação do canditato, mas sim o cuidado necessário para que ele inicie suas atividades da melhor forma, preservando  sua qualidade de vida", explicou o médico.

A chefe da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), Sheila Freire, destacou o momento como histórico para a Instituição. "Esse é um dia memorável para nós servidores e o sentimento é de gratidão, de realização. Foram anos trabalhando nesse projeto e hoje o Siass é uma realidade. Acompanhamos muitos servidores que tinham que se sacrificar para fazer os exames periódicos fora de Marabá e essas experiências, muitas vezes dolorosas, nos motivaram a seguir em frente na criação do Siass. Vimos que essa era uma realidade não só da Unifesspa mas de vários órgãos do Executivo. Agora, podemos comemorar essa importante conquista, com a realização de todos os tipos de perícias médicas na Unifesspa", ressaltou.

A equipe Siass Unifesspa recebeu treinamentos com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e está pronta para realizar todos os tipos de perícias. A implantação do Siass na Unifesspa vai permitir a integração das ações e programas nas áreas de assistência à saúde, com a realização de perícias médicas para a concessão de licença para tratamento de saúde do próprio servidor; licença por motivo de doença em pessoa da família; licença à gestante; licença por motivo de acidente em serviço; avaliação médica admissional, registro administrativo de atestados de curta duração, para remoção, aposentadoria, entre outros.

Mais de mil pessoas, entre servidores da Unifesspa e de órgãos parceiros, serão atendidos pelo Siass. A equipe multidisciplinar da Unidade conta com médicos, psicólogo, assistente em administração e assistente social, composta por profissionais da Unifesspa e cedidos por instituições parceiras. São órgãos parceiros na implantação do Siass, o Departamento de Polícia Federal em Marabá/PA, Delegacia da Receita Federal do Brasil em Marabá/PA, o Instituto Nacional do Seguro Social em Marabá/PA e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

SIASS Inicio 0026

SIASS Inicio 0029