Unifesspa assina convênio para implantação do Núcleo de Serviços de Psicologia

• Publicado: Terça, 30 de Janeiro de 2018, 10h57
  • Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2018, 11h34

Miniatura Convenio NUPSI 2Foi assinado, nesta segunda-feira (29), um convênio entre a Unifesspa e a Prefeitura de Marabá para permitir a implantação do Núcleo de Serviços de Psicologia, o Nupsi. O espaço é um importante instrumento para potencializar as atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso de Psicologia da Unifesspa. Além disso, permitirá atender a uma importante demanda registrada pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp) referentes a atendimentos e serviços de psicologia.

A assinatura do Termo de Convênio nº 10/2017, pelo reitor da Unifesspa, Maurílio de Abreu Monteiro e a secretária de Assistência Social de Marabá, Nadjalúcia Oliveira Lima aconteceu no Gabinete da Reitoria da Unifesspa, com as presenças do vice-prefeito de Marabá, Antônio Carlos Cunha; da secretária adjunta de Assistência Social, Lanúzia Lobo Costa; do diretor-geral do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas, Prof. Dr. Sidnei Cerqueira dos Santos; do coordenador do curso de Psicologia, Prof. Me. Lauro da Silva Barbosa e da Profa. Dra. do curso Lúcia Cristina Cavalcanti da Silva.

Para o vice-prefeito, o convênio é mais uma importante parceria que traz benefícios para a sociedade marabaense. “A Unifesspa e a Prefeitura de Marabá vai permitir levar um importante serviço para a população. Profissionais capacitados, professores da Unifesspa, juntamente com alunos, amparados pela Secretaria de Assistência Social, pra gente ofertar esses serviços e dar um atendimento melhor à população. Além desse, muitos outros projetos estão sendo gestados com a Unifesspa pra gente ampliar esses serviços e levar o conhecimento acadêmico para a comunidade, melhorando a vida das pessoas”, destacou.

Convenio NUPSI 04

Na ocasião, a secretária Nadjalúcia Oliveira aproveitou para informar que o prédio, onde funcionará o Nupsi, passará por uma reforma e melhorias, com processo de licitação já iniciado. Segundo ela, o espaço já poderá ser utilizado a partir de março deste ano. “Vamos fazer as melhorias necessárias, a Unifesspa também equipará o espaço e esperamos que até o final de março o Núcleo esteja pronto para funcionamento. A nossa expectativa é grande, pois, a demanda da Secretaria é grande em diversas áreas como infância, idoso, da mulher e essa parceria só vem a melhorar a qualidade da assistência social em nosso município”, afirmou.

O reitor da Unifesspa agradeceu o esforço dos professores e gestores municipais para a consolidação da parceria e destacou a importância do espaço para fortalecer o curso de Psicologia. “Esta é uma ação importantíssima que terá resultados importantes na formação dos nossos alunos, mas também um retorno social importante a partir da prestação de serviços em que há uma demanda crescente em nosso tempo”, afirmou.

O Nupsi funcionará no anexo da Secretaria de Assistência Social, localizado no bairro Amapá, e prestará serviços de psicologianas diversas áreas de atuação como psicologia clínica, psicodiagnóstico, orientação profissional, psicologia da saúde, psicologia organizacional e do trabalho, psicologia social e comunitária, psicologia escolar. A Unifesspa vai disponibilizar os recursos humanos e materiais para a realização das atividades do Núcleo e a Prefeitura cederá o espaço físico, garantindo o provimento de acesso à internet, energia elétrica, segurança e limpeza.

De acordo com o coordenador do curso de Psicologia, o Nupsi vai congregar ensino, pesquisa e extensão, além de oferecer condições de estágio para os alunos do curso. “Enriquece de modo fundamental a formação dos nossos alunos. A prática será supervisionada pelos professores, que terão projetos de pesquisa e extensão que funcionarão no Nupsi”, acrescentou.

Convenio NUPSI 03

Convenio NUPSI 02