Lainc/Unifesspa divulga Índice de Preço ao Consumidor de Marabá do mês de dezembro

• Publicado: Sexta, 12 de Janeiro de 2018, 17h10
  • Última atualização em Quinta, 25 de Janeiro de 2018, 15h56

equipeLainc

O Laboratório de Inflação e Custo de Vida de Marabá (LAINC) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) divulgou nesta sexta-feira (12), o resultado das pesquisas de preços realizadas em locais de compras de Marabá, do mês de dezembro de 2017. O laboratório apresentou o Índice de Preço ao Consumidor de Marabá, enquanto indicador da inflação local.

Para apresentar os números da inflação em Marabá do mês de dezembro, os alunos e professores envolvidos no projeto realizaram pesquisas de preços em diferentes locais de venda na cidade. A coleta de dados leva em consideração o consumo de alimentos de uma família – composta de cinco pessoas – que ganhe em média de 1 a 5 salários mínimos em Marabá.

Sob a coordenação do curso de Economia, o Laboratório produz o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e informes da Cesta Básica de Consumo Familiar de Marabá, com índices analíticos de interesse da sociedade, dos governos e dos agentes políticos interessados na dinâmica econômica de Marabá.  A equipe coordenada pelo professor da Unifesspa José Stenio Gonzaga Souza conta com a atuação de seis professores, 12 bolsistas, além de estudantes voluntários, que têm a oportunidade de colocar em prática, utilizando a metodologia da Fapespa, o conhecimento adquirido em sala de aula.

Durante o período de quatro anos, o curso de Economia vai produzir o Índice de Preços ao Consumidor e informes da Cesta Básica de Consumo Familiar de Marabá, composta de 43 itens, dentre eles, açaí, farinha e peixe, que fazem parte do hábito alimentar regional e de Pesquisa de Origem dos Produtos.

Os dados de cada mês vão estar disponíveis até o 5º dia útil subsequente ao mês pesquisado. Entre os locais que servem para a coleta de dados do IPC estão supermercados, padarias, farmácias, lojas, feiras livres e outros estabelecimentos comerciais localizados, exclusivamente, em Marabá.

Números da inflação

ipc 2O LAINC apresentou o IPC-Marabá do período de dezembro de 2017, registrando inflação positiva.  O Índice de Preços ao Consumidor em dezembro (0,30%) é inferior ao do mês de novembro (0,47%), fruto da retração dos preços dos alimentos. Segundo os pesquisadores, em dezembro, a população de Marabá teve um alívio no orçamento familiar, com relação aos gastos de consumo, condição favorável a uma melhoria na gestão e controle do orçamento.

Em dezembro o grupo de despesas com vestuário apresentou o maior índice de inflação, patamar de 0,19%, sendo esses os gastos que mais contribuíram para a inflação de 0,30%.

“A inflação de 0,19% nos itens do grupo de vestuário se justifica pelo fato de que, historicamente, no mês de dezembro a população brasileira tende a gastar mais com roupas e sapatos. Nesta perspectiva é natural uma pressão sobre os preços de mercado, que resulta em inflação, isto é, em elevação do nível médio dos preços no mercado”, afirmou o pesquisador.

O IPC-Marabá do período de agosto a dezembro de 2017, registra inflação positiva na maioria dos meses, exceto em setembro. O registro do grupo Alimentação e Bebidas, conforme a POF- Pesquisa de Orçamento Familiar do IBGE, representa 43,17% no orçamento familiar da população, na faixa de 1 a 5 salários mínimos, que reside em Marabá.

Esse grupo de despesas, dado seu peso na cesta de consumo, se mostra interessante, em função da ocorrência de deflações entre o período de julho a dezembro, exceto o mês de outubro com inflação de 0,60%. A retração nos preços nos meses julho a dezembro é fruto de um período de boa safra nacional, que vem aliviando a pressão sobre os preços no mercado. Tal circunstância é favorável, pois melhora o poder de compra das famílias residentes em Marabá, criando oportunidade para a aquisição de mais itens de sua cesta de consumo.

ipc 1