Publicação apresenta contribuições das universidades federais para o desenvolvimento do País

• Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2017, 18h32
  • Última atualização em Terça, 05 de Dezembro de 2017, 13h48

patrimonioA Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em parceria com as universidades federais, apresenta à sociedade o caderno "Universidades Federais – Patrimônio da Sociedade Brasileira". O material sintetiza o contexto atual vivenciado pelo Sistema Público de Universidades Federais e ressalta as contribuições das 63 universidades federais, e seus 328 campi, para o desenvolvimento econômico e social do País, assim como o reconhecimento social da qualidade e da importância do sistema, o histórico do financiamento e os compromissos derivados da política de estado prevista no Plano Nacional de Educação (PNE).

A ideia é tornar conhecido o papel das universidades federais públicas e gratuitas, mostrando que as instituições são eficientes e exercem papel social fundamental, seja na promoção de quase toda a pesquisa científica e tecnológica realizada no país, gerando resultados econômicos extraordinários, seja na formação de profissionais qualificados ou, ainda, no atendimento à saúde de excelência, por meio dos hospitais universitários e ambulatórios que, muitas vezes, são a única opção das comunidades em que estão inseridos.

Acesse a publicação!