Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto da Unifesspa vai estimular pesquisa em ciências e matemática em escolas e institutos federais no sul e sudeste do Pará

  • Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2017, 11h39
  • Última atualização em Terça, 05 de Dezembro de 2017, 13h48
  • Acessos: 2614

FeiraCiênciaseMatematicaA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, vai desenvolver um importante projeto de incentivo à prática da ciência nas escolas públicas, particulares e Institutos Federais (IFs) da Região. Cerca de 15 municípios e mais de 60 escolas deverão ser beneficiados com o projeto, ao longo dos próximos dois anos.

Sob a coordenação do professor doutor Ronaldo Barros Ripardo, o projeto, aprovado em edital do CNPQ, prevê a realização da Feira de Ciências e Matemática do Sul e Sudeste do Pará (FECIMASSP), fruto das diversas atividades investigativas desenvolvidas nas escolas e institutos federais com alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. De acordo com o cronograma do projeto, a Feira deverá acontecer no mês de outubro, durante a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, quando serão apresentados e premiados os melhores trabalhos. Um comitê de seleção vai avaliar todos os projetos submetidos e selecionará os finalistas que poderão participar da mostra de projetos. 

A primeira etapa do projeto prevê o envolvimento da Unifesspa com os municípios parceiros estimulando a realização de feiras municipais. Os trabalhos de destaque apresentados na FECIMASSP serão premiados com troféus, medalhas e participação na Feira Brasileira de Ciências e Engenharias (FEBRACE), em São Paulo. Além disso, os 20 melhores projetos serão contemplados com bolsas de Iniciação Científica Jr, que serão implementadas via Clube de Ciências e Laboratórios de Ensino da Unifesspa.

Os projetos dos estudantes contemplados com bolsa serão orientados por professores e alunos da Universidade, numa ação com grande impacto social. Para o professor Ronaldo Ripardo, a aprovação do projeto da Unifesspa em edital do CNPq é uma importante conquista para o recém-criado Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e terá grande repercussão na formação básica da Região, cumprindo um importante critério de ensino que é o impacto regional. 

"O grande objetivo é fazer com que os alunos comecem a produzir ciência já na educação básica, com foco nas Ciências e Matemática. A aprovação desse projeto que tem grande impacto social também foi fundamental para o nosso Programa de Pós-Graduação que já começa com o pé direito", comemorou o coordenador. Durante dois anos, o trabalho vai envolver cerca de 20 professores da Unifesspa nas áreas da Matemática, Física, Química, Ciências Naturais, Ciências Biológicas, Saúde Coletiva e Psicologia, além de alunos da graduação e pós-graduação da Instituição. 

Fim do conteúdo da página