Sociedade prestigia inauguração de prédio e comemora consolidação da Unifesspa na Região

• Publicado: Quinta, 16 de Novembro de 2017, 09h47
  • Última atualização em Terça, 05 de Dezembro de 2017, 13h46

Destaque Inaugura Xinguara op 01Mais de duas mil pessoas, entre membros da comunidade acadêmica, gestores municipais, autoridades políticas, população de Xinguara e de cidades vizinhas prestigiaram a solenidade de inauguração do prédio de quatro pavimentos do Campus Universitário de Xinguara, um momento histórico para comunidade acadêmica e a sociedade que comemoram a consolidação da Unifesspa na Região.

Com a nova e moderna estrutura, o Campus instalado no município em 2014, ofertando inicialmente o curso de História, amplia e fortalece o ensino superior com a implantação dos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Geografia, a partir de 2018.

"Esse Campus é a concretização de um sonho. Um marco importantíssimo para a sociedade que lutou por isso. Estamos diante de um prédio lindo, pronto para ser preenchido com o que há de mais valioso e significativo que é o capital humano, trazendo mais oportunidades de vida para a população”, declarou o estudante do 7° período do curso de História, Raimundo do Nascimento, o primeiro integrante da mesa de honra a se pronunciar na solenidade.

Deputados estaduais e federais também discursaram demonstrando apoio à Instituição ePredio Xinguara 0031 destacando a importância da Unifesspa para o desenvolvimento regional. O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho e o governador em exercício, Zequinha Marinho, elogiaram a gestão da Unifesspa pelos inúmeros avanços ao longo dos quatro anos de criação.

“Acompanhamos a luta do reitor, o seu trabalho e peleja pra fazer a Unifesspa presente nas principais cidades dessa região. Quantas vezes o encontramos em Brasília lutando por essa universidade. Assim se constrói a mudança”, afirmou o governador em exercício, tecendo elogios à Reitoria da Unifesspa.

“Hoje, é um momento histórico na vida daqueles que fazem essa região do Brasil, momento que representa não só desenvolvimento para nosso Estado, mas desenvolvimento com justiça social, que apenas a educação é capaz de promover”, destacou o ministro Helder Barbalho.

O prefeito de Xinguara, Osvaldo Assunção, também comemorou o avanço da Unifesspa no Município e assinou acordos de cooperação técnica com a Instituição para ações de melhoria no entorno do prédio, além de viabilizar transporte público aos alunos e servidores. “A Prefeitura vai proporcionar transporte colocando ônibus à disposição dos veteranos e novos estudantes que ingressam a partir do ano que vem com os novos cursos. Hoje é um dia de muita alegria e parabenizo toda a população de Xinguara e comunidade acadêmica por essa conquista”, disse.

Em seu discurso, o reitor Maurílio de Abreu Monteiro, agradeceu a todos pelo apoio à Unifesspa e fez uma homenagem especial aos servidores da Instituição, destacando o esforço coletivo para os avanços da Unifesspa. “Com apenas 4 anos já entregamos mais de 1300 diplomas! Tudo isso só é possível porque temos servidores corajosos, uma equipe comprometida com a qualidade, que respeita o dinheiro público e zela pelo ensino superior. Nós estamos construindo a mudança  pela boa política, que insiste em dizer que é possível construir uma sociedade mais justa” encerrou o reitor.  Ao final dos discursos, o público acompanhou o ato de descerramento da placa pelas autoridades.

Com aproximadamente 2 mil m2 de área construída, a edificação possui quatro pavimentos com 14 salas de aula, laboratório de informática, ambientes para professores, secretaria acadêmica, biblioteca, além da estrutura de banheiros e elevador. O pavimento térreo do prédio abrigará o corpo administrativo do Instituto, além da biblioteca central do Campus Universitário de Xinguara. Os demais pavimentos serão divididos em salas de aulas, laboratório e miniauditório. Todos os andares possuem banheiros masculino e feminino e banheiros com acessibilidade para pessoas com deficiência.

No primeiro pavimento, a comunidade acadêmica conta com um amplo laboratório de informática, com 30 computadores para atender aos alunos do IETU. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) da Unifesspa, a edificação também foi concebida visando a economia de energia elétrica, utilizando apenas lâmpadas de LED e centrais de ar com classificação A do Inmetro. Essas ações fazem parte de um projeto integrado de eficiência energética na Instituição.

Predio Xinguara 0009

Predio Xinguara Fala Reitor