Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

 
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Curso de Artes Visuais é avaliado com nota máxima pelo MEC

  • Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2017, 12h52
  • Última atualização em Terça, 14 de Novembro de 2017, 16h38
  • Acessos: 797

Galpao de ArtesA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) se orgulha de mais um excelente resultado. O Ministério da Educação (MEC) avaliou o Curso de Artes Visuais do Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA), do Campus de Marabá com nota 5, numa escala conceitual de 1 até 5. Essa é a primeira nota máxima entre os cursos de graduação da Unifesspa na avaliação do MEC.

A avaliação ocorreu no período de 5 a 8 de novembro de 2017, quando os avaliadores estiveram no ILLA, verificando três quesitos essenciais para a nota: a organização didático-pedagógica do curso, o corpo docente e tutorial e a infraestrutura disponibilizada pela Unifesspa. O curso foi muito bem avaliado em todos os aspectos.

O resultado do MEC foi comemorado por toda instituição, em especial, pelos professores, técnicos administrativos e alunos que integram o curso de Artes Visuais. “Ainda temos muitos desafios, mesmo porque, ter uma nota 05 também é uma responsabilidade de manter a excelência que perpassa todas as esferas do curso, desde os professores, até o corpo técnico e discente. Foram dois meses de intensa preparação, com reuniões entre corpo docente, discente e técnico e que resultou em um resultado positivo para o curso de Licenciatura em Artes Visuais. Deste modo gostaríamos de agradecer e desejar o nosso muito obrigado à todos que contribuíram com esta avaliação, desde já comunicamos que a experiência foi válida para todos que compõem essa equipe, e que consciente dos desafios e obstáculos futuros nos sentimos mais fortes e preparados para almejar os desafios que enxergamos!”, avaliou a coordenação do curso, Prof. Me. Teófilo Augusto (Diretor da Faculdade de Artes Visuais e coordenador do curso) e Profa. Ma. Cinthya Nascimento (vice-diretora e vice-coordenadora).

A comissão de avaliação do MEC concluiu que o curso de Licenciatura em Artes Visuais da Unifesspa apresenta o perfil excelente em qualidade acadêmica e demonstra, pelos elementos apresentados nas dimensões analisadas, potencial de exploração das instancias de ensino, pesquisa e extensão na construção da formação profissional e artísticas em nível superior. Este potencial espelha-se também da devida adequação da identidade do curso pelo seu Projeto Pedagógico quanto as questões voltadas para as problemáticas históricas, sociais e culturais da região a qual o curso fixará e firmará seu campo de conexão com a sociedade.

Na Dimensão 1 – que avalia a Organização Didático-Pedagógica, o curso obteve nota 4,7 após análise documental (sistema E-MEC, PDI, PPC, NDE e demais documentos comprobatórios apresentados pela IES) e das condições verificadas in loco por meio das entrevistas feitas com direção, coordenador, docentes, membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE), secretaria, biblioteca, laboratórios e pessoal técnico-administrativo, que indicaram este conceito final.

Na Dimensão 2, que observa a qualidade do corpo docente e tutorial, o curso de Licenciatura em Artes Visuais da Unifesspa obteve a maior nota: 4,8, levando em consideração a titulação dos docentes, da comprovação da carga horária e proposta de atuação destes no curso, produção acadêmica e das entrevistas com coordenador e docentes.

Na Dimensão 3, que avalia a infraestrutura, o curso obteve nota 4,2. A comissão de avaliação conclui que embora não exista um gabinete individual para cada docente, existe a adequação nas salas de aula, sobretudo os ateliês e laboratórios, que cumprem esta função. Foi verificado por exemplo que no Galpão das Artes existem armários para que os docentes guardem seu material de trabalho, e também os equipamentos necessários ao desenvolvimento de seu trabalho tanto das aulas quanto de suas pesquisas. A condição destes espaços foi considerada muito boa, no que se refere ao atendimento de condições de trabalho, tais como comodidade e ventilação, acessibilidade, iluminação e climatização. As dimensões também foram consideradas muito boas.

As salas de aula foram consideradas excelentes pela relação quantidade de aluno/espaço físico e vagas autorizadas, estão em excelente estado de conservação, todas climatizadas com ar condicionado, excelente ventilação e iluminação, mobiliário adequado para a pratica das aulas teóricas, mobiliário adequando para o docente. O curso dispõe de aparelhos de data show para uso em todas as salas que também dispõem de quadro branco para escrita e/ou projeção. A limpeza e comodidade também foram consideradas excelentes.

A qualidade dos laboratórios didáticos especializados - ateliês foi considerada excelente, de modo a atender as demandas das atividades teórico práticas pertinentes aos campos do fazer artísticos e suas experimentações. Esta qualidade também se aplica a adequação do currículo acessibilidade, atualização de equipamentos e disponibilidade de insumos.

Sobre o  Curso

O curso de Licenciatura em Artes Visuais ligado ao Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA), no Campus de Marabá, teve início no dia 25 de agosto de 2014, foi criado em 17 de setembro de 2013 através da Portaria nº 43 publicada no Diário Oficial nº 182 em 19 de setembro de 2013, sendo ofertado na modalidade presencial. O funcionamento do curso é vespertino ou noturno, no período extensivo, com oferta de trinta vagas anuais e regime acadêmico seriado. O curso de Artes Visuais tem carga horária de 3.400 horas, duração mínima de quatro anos (ou oito semestres) e máxima de seis anos (ou doze semestres).

O objetivo do curso é a formação de profissionais habilitados para atuarem na Educação Básica com o intuito de promover o processo de ensino e aprendizagem das Artes Visuais, bem como impulsionar a pesquisa em arte e a sua produção no âmbito cultural e social das regiões Sul e Sudeste do Pará. De acordo com a coordenação do Curso de Artes Visuais, o novo PPC traz uma proposta inovadora e mais correspondente à realidade do Curso, promovendo o perfil triplo da formação do aluno, que é o pesquisador de artes, o artista e o arte educador. 

Corpo Docente

Integram o corpo docente do curso de Artes Visuais os professores: Prof. Dr. Alexandre Silva dos Santos Filho, Profa. Ma. Cinthya Marques do Nascimento, Profa. Ma. Edenice Pereira da Silva Freire (Voluntária), Prof.ª Ma. Francisca Maria Cerqueira da Silva, Prof. Me. Gil Vieira Costa, Prof. Me. Hélio Passos Rezende, Prof. Me. João Leno Pereira de Maria, Prof. Dr. José Marcos Cavalcanti de Carvalho, Prof. Me. José Maria Teixeira da Costa Júnior, Profa. Esp. Leila Maria Rego dos Santos (Temporária), Prof. Me. Patrício Miranda da Rocha (Voluntário), Prof. Me. Teófilo Augusto da Silva, Prof.ª Dr.ª Silvia Helena dos Santos Cardoso, Prof. Dr. Wilson Roberto da Silva.

registrado em:
Fim do conteúdo da página