Unifesspa mantém obras em andamento e concentra esforços na ampliação do orçamento 2018

• Publicado: Sexta, 10 de Novembro de 2017, 16h29
  • Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2017, 09h04

DestaquePredio5pavimentosCom cinco mil alunos matriculados nos mais de 30 cursos de graduação e pós-graduação, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) concentra esforços para ampliar sua estrutura física e quadro de pessoal, fortalecendo o ensino, a pesquisa e a extensão. Outros cursos estão em processo de implantação nos campi fora de sede, com oferta das primeiras turmas já no segundo semestre de 2018.

Apesar das limitações orçamentárias, a Unifesspa mantém todas as obras em andamento, entre elas, a do prédio de cinco pavimentos com 64 salas de aula, considerada a maior obra pública de construção civil no Sul e Sudeste paraense. O prédio com mais de 13 mil m2 de área vai acolher diversos cursos das Ciências Exatas, da Saúde e Agrárias, além de oferecer mais qualidade de vida para os servidores da Instituição, com espaço para implantação do Centro de Atendimento ao servidor.

Na manhã desta sexta-feira, o reitor Maurílio de Abreu Monteiro apresentou a obra ao deputado federal José Geraldo e ao deputado estadual Airton Faleiro e demonstrou a importância da conclusão do prédio para a manutenção dos cursos e avanço da Instituição. Durante a visita à Unifesspa, os parlamentares também conheceram os prédios recém-construídos na Unidade III do Campus de Marabá e visitaram o canteiro de obras do Restaurante Universitário.

Os deputados destacaram a qualidade das obras na Unifesspa e reiteraram empenho no processo de articulação política para garantir recursos no Orçamento 2018 para a conclusão da obra. “Eu me surpreendo com o desenvolvimento das obras porque a universidade foi recém-criada e já avançou muito, com obras de muita qualidade. Pra nós parlamentares que têm ajudado na articulação de recursos, colocando inclusive emendas individuais, a gente fica feliz em ver os reitores empenhados em edificar essas universidades. Essas visitas nos fortalecem e nos alegram em ver as nossas universidades sendo estruturadas no estado do Pará”, afirmou José Geraldo.

Ao acompanhar a tramitação do Projeto de Lei Orçamentário 2018 - PLOA, os parlamentares têm a missão de argumentar, em Brasília, as necessidades de investimento, com propostas de inclusão de orçamento que atendam a essa importante demanda da Unifesspa. “Diante de um momento de turbulência política e financeira a gente observa que com muita capacidade de articulação as obras estão acontecendo. Isso coloca pra nós o desafio de manter junto com o reitor a articulação no Congresso e junto ao Governo Federal para assegurar recursos para concluir essas obras em 2018”, disse o deputado Airton Faleiro.

Durante a visita aos prédios, as autoridades foram conduzidas pelo engenheiro civil da Unifesspa Douglas Martins, responsável por fiscalizar a execução da obra do prédio de 64 salas de aula, fornecendo informações sobre as etapas de construção, os destaques da estrututura e qualidade dos materiais empregados na construção. Também acompanhou a visita a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Profa. Dra. Fernanda Carla Lima Ferreira.

visitapredio5pav2

Visitapredio5pav