Comunidade comemora início das obras do Restaurante Universitário da Unifesspa

• Publicado: Sábado, 04 de Novembro de 2017, 13h10
  • Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2017, 17h20

RU V 0002Num clima de perseverança e entusiasmo foi lançada, na sexta-feira (3), a Pedra Fundamental do primeiro Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Contrariando o atual cenário de crise, marcado por restrições ao orçamento das universidades federais no país e escassez de investimentos, a Instituição segue avançando e dá início à construção de um dos mais importantes equipamentos para fortalecer a assistência estudantil.

A solenidade foi prestigiada por alunos, professores e técnicos administrativos da Unifesspa, autoridades políticas locais e representantes dos deputados federais que colaboraram com emendas parlamentares para alavancar a construção do restaurante.

Com um investimento de mais de R$ 3 milhões, o RU terá 945 m2 de área construída, com uma cozinha industrial com capacidade para preparar até duas mil refeições por turno e refeitório refrigerado atendendo 240 pessoas sentadas. O projeto arquitetônico foi elaborado de modo a contemplar no futuro as outras unidades do Campus de Marabá. A ideia é que a cozinha possa abastecer os refeitórios a serem construídos nas demais unidades, facilitando a logística de acesso dos alunos e garantindo economicidade na gestão do RU.

O contrato assinado com a empresa Muiraquitã Comércio, Construção, Consultoria e Assessoria LTDA estabelece um prazo de 24 meses para a conclusão da obra. Além de recursos próprios, a Unifesspa conta com as emendas parlamentares dos deputados José Geraldo (R$ 800 mil) e Beto Salame (R$ 671 mil). “A Unifesspa foi criada para atender os filhos dos trabalhadores que não tinham condições de sair da cidade para ter acesso à educação superior e ter mais oportunidades de vida. A efetivação da Unifesspa em nossa região significa uma nova possibilidade para essa população historicamente marginalizada. Estamos bastante gratos poder ver essa obra iniciada e que vai beneficiar toda a comunidade tornando a Unifesspa cada vez melhor”, comemorou Igo Silva, coordenador geral do DCE JR.

O reitor Maurílio Monteiro relembrou o processo de construção coletiva do projeto do restaurante, que envolveu professores, alunos, técnicos administrativos da Unifesspa, entre outros profissionais de alto gabarito de instituições parceiras. “Esse momento é muito significativo. É a marca de um esforço coletivo da comunidade acadêmica e da sociedade regional que passa a perceber o quão importante é a universidade pública para a sociedade. Já garantimos metade dos recursos por meio de emendas parlamentares e vamos conseguir concluir a obra com muita luta e resistência. Apesar dos ataques, das graves restrições orçamentárias, a nossa Unifesspa está crescendo, avançando pra cumprir seu desígnio de ser uma grande universidade para atender o povo do Sul e Sudeste paraense”, ressaltou o reitor.

Também compuseram a mesa diretora os estudantes Vinícius Souza e Igo Silva, os vereadores Marcelo Alves e Gilson Dias, representando a Câmara Municipal de Marabá, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Prof. Dr. Diego Macedo, o pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Prof. Me. Hugo Kurybaiash e Tiago Garcia, representando a Secretaria de Infraestrtura (Seplan), da Unifesspa.

Com a coordenação da Secretaria de Infraestrutura da Unifesspa (Sinfra), o projeto arquitetônico do RU foi elaborado pelos professores da UFPA José Júlio Lima e Vanessa Watrin. Também colaboraram os professores da Unifesspa Leonardo Brasil Felipe, Thulla Christina Esteves, Rodrigo da Silva Manera, Denilson Costa da Silva e o então pró-reitor de Administração (Proadi), Leandro Ferreira. ao final dos pronunciamentos dos componentes da mesa de honra, o público foi convidado a acompanhar o descerramento da placa, ato simbólico que demarcou o início da construção do Restaurante Universitário da Unifesspa.