Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Rota Universitária: Unifesspa estreita parceria com Prefeitura para melhoria do transporte coletivo

  • Publicado: Segunda, 09 de Outubro de 2017, 19h07
  • Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2017, 17h17
  • Acessos: 3976

Reuniao Transp Col 0055A Unifesspa comemora o avanço no debate e articulação com a Gestão Municipal de Marabá para a melhoria do transporte público, com a criação de uma rota que interligará as três unidades do Campus da Unifesspa. A proposta de uma nova linha de ônibus chamada de “Rota Universitária” foi apresentada à Instituição, no último dia 6 de outubro, durante reunião no Gabinete da Reitoria, na Unidade III do Campus de Marabá, no loteamento Cidade Jardim. 

O reitor Maurílio Monteiro recebeu o vice-prefeito de Marabá, Toni Cunha, o diretor da TCA - Transportes Coletivos de Anápolis LTDA, Marino Tolentino e o gerente João Martins, empresa que tem a concessão de transporte público no município; o vereador Cabo Rodrigo, o coordenador geral do DCR JR, Igo Silva, além de assessores, diretores e secretários municipais. O objetivo da visita era apresentar a nova rota e avançar no debate sobre a melhoria do transporte coletivo, beneficiando a comunidade universitária.

De acordo com os gestores, a nova rota percorrerá vários bairros, com paradas em frente às Unidades I (Folha 31), II (Folha 17) e III (Cidade Jardim) da Unifesspa, contemplando, inclusive, as comunidades Nossa Senhora Aparecida e Araguaia. O início da operação da nova rota dependerá da conclusão da pavimentação da Avenida das Torres, que corta toda a extensão dos bairros Araguaia e Senhora Aparecida, ligando as rodovias BR-222 e BR-230. A expectativa é que a nova rota entre em funcionamento a partir de julho de 2018.  

Desde o início das atividades da Unidade III da Unifesspa, a Reitoria vem buscando sensibilizar as autoridades locais sobre as deficiências de transporte para a comunidade universitária. Diante da ausência de transporte público regular na localidade, a Unifesspa vem disponibilizando ônibus próprios para o deslocamento de estudantes e servidores entre as unidades, garantindo a permanência dos alunos nos cursos superiores. Atualmente, cinco ônibus são empregados no transporte, com investimento anual de cerca de R$ 1 milhão em custos com manutenção e pessoal.

“Entrando a linha nova, com serviço contínuo e de qualidade, a Unifesspa se compromete a regular o acesso aos ônibus interunidades, exclusivamente, pela comunidade acadêmica e a apresentar um projeto de logística favorecendo a organização e oferta do transporte coletivo”, afirmou o reitor, justificando que há uma quantidade significativa de pessoas da comunidade externa que utiliza os ônibus da Unifesspa.

Para regular o acesso aos ônibus da Universidade, os estudante deverão apresentar a carteirinha de estudante, que será emitida pelo DCE. “Também faremos um esforço para substituir os ônibus pequenos por veículos articulados, reduzindo custos de pessoal e de manutenção”, acrescentou o reitor. A Unifesspa também se comprometeu a apresentar, por meio dos seus cursos de engenharia, projetos e soluções tecnológicas, a exemplo de softwares e aplicativos, com serviço de informação aos usuários da Rota Universitária, monitorando e melhorando a qualidade do transporte público a ser oferecido à comunidade. 

"Caso o serviço da nova rota seja eficiente, a comunidade Unifesspa deverá decidir sobre a continuidade dos ônibus interunidades", concluiu Maurílio Monteiro.

Reuniao Transp col 0048

Fim do conteúdo da página