Unifesspa integra programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com diversas atividades relacionadas à Matemática

• Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2017, 17h59
  • Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2017, 15h26

cartaz finalizadoNo período de 23 a 29 de outubro, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017. Este ano, o evento traz como tema “A Matemática está em tudo” e tem por objetivo contribuir para a promoção da divulgação e popularização dos conhecimentos científicos, produzidos nos âmbitos acadêmico e escolar, e dos saberes e fazeres populares, advindos dos povos e comunidades tradicionais, à sociedade especializada e não especializada acerca da matemática e da educação matemática a partir de ações, programas, ferramentas e materiais acessíveis as mais diversas camadas da população.

A programação local, coordenada pelo professor da Unifesspa Ronaldo Ripardo, prevê um conjunto vasto de atividades a serem executadas em 33 municípios da região sul e sudeste do Pará em espaços da universidade, escolas e praças públicas com ações como o  Unifesspa de Portas Abertas, Ciclo de Palestras “As linguagens da matemática”, Mostra VerCiência, Exposição Games e Jogos Matemáticos, Caravana da Matemática, Mostra de Objetos Pedagógicos de Matemática, Exposição “Arte, Matemática e Cultura indígenas”, III Jornada de Estudos em Matemática (JEM) e Oficinas da OBMEP.

Na Unifesspa, o evento também marca as comemorações dos 30 anos do curso de Matemática (licenciatura) na região sul e sudeste e tem a parceria de instituições como a Universidade Aberta do Brasil, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)/Campus Marabá e Prefeituras Municipais da região.

O evento é um dentre os 180 projetos selecionados por meio de edital nacional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Informação e Comunicação (MCTIC) e contará com apoio financeiro destes órgãos.

Inscrições e mais informações do evento no site: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Acompanhe também o evento pelas redes sociais: Facebook: @snct2017unifesspa e Instagram: @snct2017unifesspa.

Serviço:

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2017 Unifesspa

O que é?

Conjunto de eventos diversos integrados, organizados pela Unifesspa e instituições parceiras, almejando à divulgação e à popularização da ciência e da tecnologia, com o tema “A matemática está em tudo”. O evento faz parte das comemorações nacionais do “Biênio da Matemática 2017-2018” no Brasil como também é o principal evento da Unifesspa, coordenado pela Faculdade de Matemática, em comemoração aos 30 anos do curso de graduação em Matemática na região sul e sudeste do Pará.

Quando acontece?

23 a 29 de outubro de 2017

Coordenação geral: Prof. Dr. Ronaldo Barros Ripardo

Telefone: (94) 2101-5923 ramal - 2100

Realização: Unifesspa

Parceiros: UEPA, UAB, IFPA, Coordenação da Regional PA02 da OBMEP e Secretarias municipais de educação de Marabá, Parauapebas e Jacundá

Colaboradores: Centro Universitário de Parauapebas (CEUPE), Partage Shopping, Shopping Pátio Marabá e escolas municipais de Novo Repartimento, Redenção, Xinguara, Itupiranga, Nova Ipixuna, Goianésia do Pará, Palestina do Pará e Brejo Grande do Araguaia.

Patrocínio: CNPQ e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC)

Apoio: Grupo Correio