Unifesspa promove I Encontro Mulheres na Literatura Brasileira do Século XIX

• Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2017, 11h47
  • Última atualização em Terça, 03 de Outubro de 2017, 17h12

21617759 691070624411886 4277534405507123497 nNo dia 10 de novembro de 2017 será realizado o I Encontro Mulheres na Literatura Brasileira do Século XIX, no Auditório do Programa de Pós-Graduação Dinâmicas Territoriais e Sociedades na Amazônia (PDTSA), na Unidade 3, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Em sua primeira edição, o evento traz a palestra intitulada “Reflexões sobre o termo Literatura Feminina’, ministrada pela Profª. Dr.ª Constância Lima Duarte, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE/UFMG).

O evento organizado pelo grupo de pesquisa “Mulheres na literatura brasileira do século XIX”, e coordenado pela Prof.ª Dr.ª Simone Cristina Mendonça, do Instituto de Linguística, Letras e Artes (Illa) e Prof.ª Ma. Edimara Ferreira Santos, da Faculdade de Educação do Campo (Fecampo) surgiu a partir de indagações realizadas pelo grupo de pesquisa durante os encontros no decorrer dos anos de 2013 a 2017.

As indagações que subsidiarão a direção do debate desta primeira edição do I Encontro Mulheres na Literatura Brasileira do Século XIX são: a) Qual o lugar de fala das escritoras brasileiras durante os séculos XIX, XX e XXI?; b) Por que a expressão “Literatura Feminina” incomoda críticos, estudiosos, autores e até as próprias escritoras?; c) De que maneira a relação entre Mulher e Literatura ganha visibilidade nas discussões/debates no mundo acadêmico do Brasil, em particular na Região Sul e Sudeste do Pará?.

O I Encontro Mulheres na Literatura Brasileira do Século XIX, tem como objetivo promover a troca de experiências e a divulgação de pesquisas sobre temas ligados à discussão entre Mulher e Literatura, buscando ampliar o diálogo entre Literatura com outras áreas do conhecimento como Sociologia, Antropologia, Educação, História, Geografia, Direito e Artes.

Inscrições

Os interessados em participar do evento (com ou sem apresentação de trabalhos) podem efetuar sua inscrição até o dia 31 de outubro de 2017 pelo site: https://unifesspa.wixsite.com/encontro-mulheres. Para os participantes que se inscreverem na categoria "Apresentação de Trabalho", após a inscrição, é necessário enviar o resumo do trabalho para as coordenadoras de cada Grupo de Trabalho (GT). Haverá certificados de participação e/ou apresentação e os trabalhos serão divulgados no site do evento.

Confira a Programação:

Manhã:

8h30 até 12h

GT 1 – Mulher e Literatura no Brasil (séculos XIX – XX): Versos e Prosas

Coordenação: Prof.ª Drª. Simone Cristina Mendonça (ILLA- UNIFESSPA) e Prof.ª Ma. Edimara Ferreira Santos (FECAMPO- UNIFESSPA)

GT 2 –  Relações de Gênero e Feminismo(s): articulações e intersecções (des)viadas

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Renata Lucena Dalmaso (ILLA-UNIFESSPA) e Prof.ª Ma. Thayse Madella (ILLA-UNIFESSPA)

Tarde:

14h30 até 17h

Palestra da Prof.ª Dr.ª Constância Lima Duarte (FALE - UFMG)

Reflexões sobre o termo Literatura Feminina

Lançamento de Livros