Inscrições abertas para o IV Congresso Paraense de Educação Especial

• Publicado: Quarta, 20 de Setembro de 2017, 09h52
  • Última atualização em Terça, 03 de Outubro de 2017, 15h48

03 CPEE ALTNos dias 18,19 e 20 de outubro de 2017 vai acontecer o IV Congresso Paraense de Educação Especial (IV CPEE), na Faculdade Metropolitana de Marabá. O evento é realizado pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (NAIA) e pelo Grupo de Pesquisa em Educação Especial: Contexto de Formação, Políticas e Práticas de Educação Inclusiva e Acessibilidade da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), ambos sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo.

Os interessados em submeter trabalhos completos (pesquisas e relatos de experiências) no evento tiveram até o dia 30 de setembro para enviar as propostas. As inscrições para todos participantes (com ou sem trabalhos submetidos) estão acontecendo desde o dia 01 de outubro, até o total preenchimento das 500 vagas, exclusivamente pelo site: https://sigeventos.unifesspa.edu.br/eventos/public/evento/CPEE2017.

A confirmação da inscrição e garantia de participação nas atividades do evento com direito a certificação, fica condicionada a doação de um brinquedo ou jogo pedagógico (novos) mais 1 kg (um) de alimento não perecível (especialmente leite em pó), exceto sal. Todas as doações serão organizadas em kits e distribuídas a instituições públicas, instituições filantrópicas sem fins lucrativos, órgãos públicos, projetos sociais e espaços de acolhimento de educação infanto-juvenil e de pessoas idosas.

Em sua 4ª edição, o CPEE abordará como tema central "Tecnologias Assistivas, acessibilidade e inclusão educacional: desafios e contribuições ao contexto da Amazônia Paraense", com a finalidade de incentivar debates, disseminar experiências, pesquisas e propostas em educação especial com o uso das tecnologias assistivas como ferramenta e estratégia essencial à efetivação de políticas de inclusão nos diversos espaços da vida social aos quais as pessoas com deficiência têm direito, especialmente de acesso à educação.

Diante da temática escolhida, serão proporcionados espaços para a realização de debates e diálogos sobre propostas, socialização, divulgação de conhecimentos e experiências produzidos a respeito da Educação Especial, no Pará e no Brasil, por profissionais/pesquisadores da pós-graduação, graduação e educação básica. Pretende-se contribuir com a avaliação de políticas públicas e oportunizar subsídios teóricos e práticos para a escolarização de alunos com deficiência no contexto educacional da Amazônia paraense.

Na programação deste ano haverá presenças ilustres e pesquisadores de renome nacional que contribuirão com este importante evento, entre elas, a Profa. Dra. Gerusa Ferreira Lourenço - Universidade Federal de São Carlos/UFSCar- Campus São Carlos – SP, Profa. Dra. Andréa Da Silva Miranda – Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, Prof. Dr. Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Profa. Dra. Márcia Denise Pletsch – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ e o Prof. Dr. Eder Pires de Camargo – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Além da palestra de abertura, o IV CPEE contará com várias atividades desdobradas em mesas-redondas, oficinas, minicursos, comunicações orais e relatos de experiências.

A coordenadora do evento, Prof.ª Drª Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo, convida toda a comunidade a participar. “Peço colaboração na divulgação deste importante evento a toda comunidade universitária, pois a temática dos Direitos Humanos e Inclusão das pessoas com deficiência se transversaliza na formação de todos discentes, docentes e técnicos”, reforçou.

A pessoa inscrita no evento que desejar efetuar a entrega da doação, confirmando assim sua inscrição antes do evento, poderá fazê-la até o dia 17 de outubro, em horário comercial, no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica – NAIA, localizado na Folha 31, Quadra 7, Lote 100, Sala 12, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA, Marabá – Pará. CEP: 68.507-590. Informações através do telefone: (94) 2101-7128 ou pelo e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Caso o participante seja de outro município pode fazer a doação no momento do credenciamento.

Confira:

Normas para submissão de trabalhos: Comunicação oral e relatos de experiência

Mais informações: https://www.facebook.com/IVCPEE2017/