Unifesspa é coorganizadora de evento que homenageou escritora Maria Teresa Horta

• Publicado: Sábado, 09 de Setembro de 2017, 01h16
  • Última atualização em Segunda, 11 de Setembro de 2017, 09h51

SimposioHistoriaTeresaHorta2okA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) foi coorganizadora do II Simpósio Internacional História, Cultura e Relações de poder, realizado no período de 4 a 6 de setembro, na Universidade Federal do Rio Grande, na cidade do Rio Grande (RS). O evento que homenageou a escritora, jornalista e feminista portuguesa Maria Teresa Horta contou com a presença da ex-presidenta Dilma Rousseff, com uma aula magna sobre o Brasil atual e a democracia.

Teresa Horta é um dos ícones femininos e feministas da luta contra a ditadura portuguesa e da defesa pela democracia, pelo conjunto de sua obra e militância, com vasta produção literária e jornalística. É considerada o principal nome da literatura de autoria feminina contemporânea em Portugal, conhecida e pesquisada em vários países da Comunidade Lusófona, influenciando gerações de escritores dentro e fora do país.

O professor doutor Fabio Mario da Silva, do Instituto de Estudos do Xingu (IEX/Unifesspa) participou da mesa de abertura em homenagem a escritora portuguesa, juntamente com as professoras doutoras Marlise Bridi , da Universidade de São Paulo / Makenzie e Michelle Vasconcelos da Universidade Federal do Rio Grande/ PUC-RGS. O evento contou, ainda, com a presença de mais dois professores da Unifesspa: o professor Carlos Augusto, que coordenou um dos simpósios e da professora Suellen Cordovil apresentando trabalho acadêmico.

A Unifesspa, por meio de seus renomados professores, integrou a comissão científica do evento e atuou como coorganizadora do Simpósio.

WhatsApp Image 2017 09 06 at 10.53.50

DilmaR