Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

“Depressão não é tristeza, é preciso saber mais para prevenir e tratar”, explica especialista durante II Encontro de Saúde Mental

  • Publicado: Terça, 08 de Agosto de 2017, 19h47
  • Última atualização em Quarta, 09 de Agosto de 2017, 09h53
  • Acessos: 4957

SaudeMental DepressãoQuando o assunto é depressão são muitas as dúvidas e a doença pode ser confundida com tristeza. Prevenir e tratar o quanto antes é a principal orientação do médico Hermes Mariano de Almeida Prado, que falou sobre o tema na manhã desta terça-feira (8) para um público formado por professores, alunos e técnicos da Unifesspa, além de servidores de outros órgãos públicos federais. A palestra do especialista abriu a programação do II Encontro de Saúde Mental promovido pela Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) da Unifesspa.

Com o tema "Depressão, precisamos conversar", o objetivo do evento é discutir as formas de prevenção e tratamento da doença, considerada o "mal do século" pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Tudo aquilo que causa prejuízo, sofrimento, que afeta a vida, chamamos de transtorno depressivo, diferente do sentimento normal que é a tristeza”, esclareceu o médico. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a depressão passará a ser a segunda causa de morte no mundo por doenças até 2020, perdendo apenas para as doenças coronárias. 

Depressão, um doença do corpo inteiro

De acordo com o médico Hermes Mariano a depressão é uma doença do corpo inteiro e pode acompanhar o paciente ao longo da vida e acometer crianças, jovens e adultos. Ela é mais comum em pessoas com idades entre 24 e 44 anos. As causas da depressão são inúmeras e controversas. Genética, alimentação, estresse, drogas, entre outros fatores estão relacionados ao surgimento da doença.“É preciso falar sobre saúde mental, é preciso debater, quanto mais a gente fala, mais é possível ajudar a resolver. O diagnóstico preciso é fundamental, por isso é importante procurar o profissional especializado e experiente”, ressaltou o médico.

A família também possui papel fundamental no combate à doença. A compreensão sobre a depressão também pode ajudar nas relações de trabalho e influenciar na melhoria da qualidade de vida dos profissionais no ambiente de trabalho. Após a palestra, o público pode fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os sintomas e formas de tratamento. “Estamos debatendo um tema ainda pouco falado nas organizações. A realização desse evento, abordando este tema só demonstra que a Unifesspa se preocupa com os seus servidores e está de parabéns. Agradeço a DSQV pela oportunidade e espero que a gente tenha mais palestras e momentos como esse”, avaliou a servidora da Unifesspa, Carina Souto.  

Animais como terapia 

Saude Mental 0331A médica veterinária Márcia Maria Ponchio falou sobre os efeitos da presença de animais domésticos na vida de pessoas com depressão ou outro transtorno mental. De acordo com a palestrante, os animais também colaboram com o desenvolvimento de crianças, incentivando o senso de responsabiliadde e a prática de atividades físicas, entre outros benefícios. A médica detalhou 10 pontos favoráveis a presença de animais, entre eles, a socialização, proteção contra alergias, alívio do estresse, redução da pressão arterial, entre outros. Os servidores também foram convidados a conhecer a Associação Protetora dos Animais de Marabá Focinhos Carentes e fazer doações de ração, medicamentos, entre outros donativos.  

O público também prestigiou a apresentação da Turma de 2º ano de Violão da Fundação Casa da Cultura de Marabá, conduzida pelo professor Paulo Miranda e pela coordenadora musical Jaciara Silva, com a execução das canções O Sol, de Jota Quest e Tocando em frente, de Almir Sater. A abertura do II Encontro de Saúde Mental dos Servidores também foi prestigiada pela reitora em exercício da Unifesspa, professora doutora Idelma Santiago e pelo pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Marcel Miranda. A psicóloga Poliana Gonçalves Ferreira, uma das organizadoras do evento, encerrou a manhã de atividades com sorteios de camisetas promocionais do evento e convidou o público a comparecer nas próximas palestras programadas para as unidades II e III do Campus de Marabá. A programação segue até 10 de agosto, com o debate sobre o tema depressão. Confira o cronograma!

 

Saude Mental 0339

Saude Mental 0229

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

Fim do conteúdo da página