Mestrado acadêmico em Educação em Ciências e Matemática da Unifesspa é aprovado pelo MEC

• Publicado: Quinta, 08 de Junho de 2017, 18h00
  • Última atualização em Quinta, 08 de Junho de 2017, 18h00

Corpo docenteA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) obteve aprovação junto ao Ministério da Educação (MEC), do Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências e Matemática. Os resultados da apreciação de propostas de cursos novos (APCN) acadêmicos e profissionais foram divulgados, na segunda-feira (5), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). Nesta avaliação, a Unifesspa foi a única universidade da região Norte a obter aprovação.

As propostas de APCN, após avaliação pelas respectivas áreas, foram analisadas durante a 171ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada no período de 23 a 26 de maio de 2017, em Brasília. As fichas com os pareceres estão disponíveis às instituições proponentes na Plataforma Sucupira (acesso mediante senha).

O Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências e Matemática terá como coordenador o Prof. Dr. Ronaldo Barros Ripardo e vice-coordenadora a Profa. Dra. Ana Clédina Rodrigues Gomes e será ofertado pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Serão oferecidas 10 vagas por seleção, distribuídas nas seguintes linhas de Pesquisa: Epistemologia do conhecimento, do ensino e da aprendizagem em ciências e matemática; e Formação de professores em ciências e matemática. A previsão é que o edital para seleção seja lançado no segundo semestre de 2017 e as aulas da primeira turma iniciem no primeiro semestre de 2018.

Poderão participar da seleção portadores (as) de diploma de graduação em Matemática, Biologia, Química, Física e Ciências Naturais, além de profissionais que ensinam matemática e ciências, como pedagogos, e profissionais diversos que em suas atividades tenham relação com o objetivo do programa, como as áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Engenharias, Saúde Coletiva, Educação, Psicologia, ou áreas afins.

O coordenador do Programa, Prof. Dr. Ronaldo Barros Ripardo destacou a importância do curso para a formação de recursos humanos na Região “A aprovação da proposta é um marco histórico para a região além de uma importante conquista, pois se trata do primeiro mestrado da área de ensino da Unifesspa, e marca em 2017 os 30 anos dos primeiros cursos de graduação na região, dentre os quais o de matemática, a partir da interiorização da UFPA. Assim, uma dentre as muitas expectativas do corpo docente, formado por professores da Unifesspa, UFPA e UEPA, é garantir junto à instituição as condições necessárias para o pleno funcionamento do curso e a excelência na formação de pesquisadores”, avaliou.