Projeto da Unifesspa fortalece o ensino de matemática em escolas públicas

• Publicado: Segunda, 17 de Abril de 2017, 11h55
  • Última atualização em Terça, 05 de Dezembro de 2017, 14h19

Aula Matematica 03Cerca de mil alunos do Ensino Fundamental em escolas públicas de Santana do Araguaia participaram de atividades promovidas por estudantes de Licenciatura em Matemática da Unifesspa. Coordenados pela Prof.ª Dr.ª Maria Elizabete Ramo Kochhann, os acadêmicos ministraram aulas dinâmicas com metodologias diferenciadas que favorecem o ensino e a aprendizagem da matemática. O objetivo da ação foi estimular a concentração dos alunos, a imaginação, a criatividade, colaborar para a memorização das formas geométricas, auxiliar a coordenação motora, entre outras habilidades importantes para a aprendizagem em sala de aula.

O projeto contou com a participação de alunos das disciplinas de Didática e Fundamentos da Educação do curso de Matemática no Campus de Santana do Araguaia. Uma das atividades que gerou grande envolvimento dos alunos foi o uso do Tangram, um antigo jogo chinês, que consiste na formação de figuras e desenhos por meio de peças de diferentes formas geométricas. O jogo estimulou os alunos a desenvolverem a criatividade e o raciocínio lógico, habilidades essenciais no estudo da matemática. Todos os alunos conseguiram completar o jogo, utilizando material reciclável.

Nesta ação, realizada nos dias 4, 5 e 6 de abril, foram contempladas a Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Jorceli Silva Sestari, a Escola de Ensino Fundamental Therezinha Abreu Vita e a Escola Municipal Pio Barroso. Os professores e diretores das escolas avaliaram como positiva a atividade proporcionada pela Unifesspa. “Um trabalho muito rico e estimulante, que buscou prender a atenção do aluno. Durante as atividades foi observada uma participação ativa dos nossos alunos, alcançando excelentes resultados”, avaliou o diretor da Escola Municipal Pio Barroso, Weldo França Brito.

Para os alunos da Unifesspa, o projeto proporcionou um primeiro contato com a sala de aula. “Foi uma experiência importante para a nossa formação acadêmica, em que tivemos um primeiro contato com os alunos, além de muito gratificante pra nós poder atingir os alunos com uma metodologia diferenciada, estimulando o aprendizado e o interesse deles pela matemática”, comentou a estudante Camila Rose Alves Sudré Lima, da Turma 2015, que fez questão de ressaltar o empenho da professora Maria Elizabete Ramo Kochhann, recém empossada na Unifesspa.

Para a realização do projeto, a Unifesspa contou com apoio da Secretaria Municipal de Educação e autorização da direções das escolas. O secretário de Educação de Santana do Araguaia, Djalma Moreira, elogiou a iniciativa da Unifesspa e a importância para disseminar a cultura da educação superior no município. “Pra nós é um projeto de grande relevância, pois somos uma cidade em que ainda não há uma cultura de formação superior. A presença da Unifesspa nas nossas escolas é de grande importância e projetos como esse terão sempre o nosso apoio”, destacou.

A expectativa do projeto é levar as aulas para mais alunos em Santana do Araguaia e para escolas de distritos vizinhos.