Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Dinter em Geografia Humana Unifesspa/USP promove aula inaugural em recepção à primeira turma

  • Publicado: Terça, 11 de Abril de 2017, 11h28
  • Última atualização em Segunda, 10 de Julho de 2017, 09h07
  • Acessos: 3629

DINTER GeoHumana 01Foi iniciado nesta terça-feira (11), o Doutorado Interinstitucional em Geografia Humana, Dinter Unifesspa/USP. Vinte e dois alunos, entre eles, sete professores e um técnico-administrativo da Unifesspa foram selecionados para participar do Programa. Também formam a primeira turma do Dinter docentes e técnicos da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e do Instituto Federal da Pará (IFPA). 

Entre os alunos estão pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento como Turismo, Geologia, Administração, Biologia, com pesquisas que irão enriquecer o debate sobre a geografia da Amazônia. 

O coordenador local do Dinter, professor Marcus Vinícius de Souza, destacou a importante contribuição do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana para a região Norte. “Até metade do ano passado não havia possibilidade de geógrafos paraenses cursarem um doutorado em nosso Estado. O Dinter Unifesspa/USP vem colaborar para transformar essa realidade, diminuindo as desigualgades de distribuição da Pós-Graduação no Brasil e dá oportunidade para que outras instituições possam garantir a qualificação dos seus docentes e técnicos. Todos nós temos muito a ganhar com essa parceria”, avaliou.

O reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro, prestigiou a aula inaugural e ressaltou o esforço da Universidade em buscar parcerias para avançar na qualificação docente. “Esse dia coroa um esforço continuado e planejado para consolidar o Planfor, plano de formação, aprovado três anos atrás em nossos órgãos colegiados, e aportar fortemente em Dinters para qualificar nossos professores e técnicos, com parcerias com instituições extremamente consolidadas que já apresentam resultados positivos”, afirmou, desejando sucesso aos alunos.

DINTER GeoHumana 02

A aula inaugural foi ministrada pelo professor da USP e coordenador geral do Dinter, Wagner Costa Ribeiro, no auditório da Unidade II do Campus de Marabá. Com o tema "Geografia Política dos Recursos Naturais", o conferencista discutiu os desafios e perspectivas da Amazônia e encorajou os alunos para que as pesquisas sejam transformadoras, capazes de dar conta dos desafios socioambientais contemporâneos. “A nossa expectativa é que ao final desses quatro anos tenhamos aqui excelentes teses que possam contribuir para a interpretação do complexo cenário da sociedade do século 21, pensando a inserção da Amazônia neste contexto”, disse.  

Também compuseram a mesa de honra da aula inaugural a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Profa. Dra. Fernanda Carla Lima Ferreira e o diretor do Instituto de Ciências Humanas, professor Ms. Janailson Macedo. Além do Dinter de Geografia Humana, a Unifesspa, por meio de ações coordenadas pela Propit, já consolidou parcerias para a realização do Dinter em Engenharia Elétrica(Unifesspa/UFPA) e o Dinter em Saúde Coletiva (Unifesspa/Fiocruz), este último, deve lançar edital nos próximos dias. 

DINTER GeoHumana 03

Fim do conteúdo da página