Aprendizado: estudantes de Engenharia participam de competição de pontes de macarrão

• Publicado: Terça, 28 de Março de 2017, 18h10
  • Última atualização em Terça, 28 de Março de 2017, 18h25

Ponte Macarrao 002Oito pontes de macarrão construídas por equipes de alunos dos cursos de Engenharia de Materiais e Engenharia Química concorreram em competição que tinha por objetivo  colocar em prática o conhecimento obtido em sala de aula, além de obtenção de nota em uma disciplina dos cursos.

A competição foi realizada na tarde da última sexta-feira (24), no prédio externo do IGE (Instituto de Geociências e Engenharias) da Unifesspa, na Unidade 2 do Campus de Marabá e reuniu estudantes de vários cursos, professores, técnicos administrativos.

Os alunos testaram a resistência de peso sobre a estrutura da ponte de macarrão – com vão de um metro e alturas variáveis nas oito estruturas competidoras. As pontes eram compostas de macarrão, Durepoxi (massa epóxi que funciona como adesivo bicomponente) e uma de pequena estrutura de barra de ferro no meio da estrutura onde foram colocados pesos – em anilhas de 5 e 10 quilos – em suporte propício para o teste.

No teste de resistência, os avaliadores utilizaram EPI (Equipamento de Proteção Individual), com capacete, óculos e luvas. As pontes foram medidas e pesadas de acordo com o regulamento da competição. Das oito pontes de macarrão, duas não conseguiram resistir ao suporte de ferro colocado na estrutura.

A ponte vencedora suportou 40 quilos; a vice-líder da competição suportou 30 quilos e duas equipes competidoras construíram pontes de suportaram 20 quilos, ficando, ambas, em terceiro lugar. Após o teste de resistência, os alunos apresentaram o relatório teórico sobre as técnicas e metodologias utilizadas na construção das pontes de macarrão.

Ponte Macarrao 001

Ponte Macarrao 005