Comunidade universitária de Xinguara discute melhorias na estrutura do Campus

• Publicado: Terça, 28 de Março de 2017, 12h08
  • Última atualização em Quarta, 29 de Março de 2017, 16h15

reuniaoxinguaraokMelhorias na infraestrutura, ampliação do acervo bibliográfico e das ações de extensão foram alguns dos temas discutidos pela comunidade universitária durante a reunião do Unifesspa de Todos Nós, no Campus de Xinguara, realizada no último dia 24 de março.

Alunos e servidores aproveitaram a presença dos membros da Administração Superior para destacar as principais demandas da comunidade que impactam o dia-a-dia do Campus.

Os gestores responderam aos questionamentos, tiraram dúvidas sobre os entraves relacionados à doação do terreno onde o prédio do Campus está instalado e apresentaram as ações executadas e em andamento para garantir as melhorias no Campus. O objetivo maior é o avanço do ensino, pesquisa e extensão da Unifesspa em Xinguara.

O secretário de infraestrutura, Lucas França, detalhou alguns dos serviços estruturais importantes concluídos no Campus, a exemplo da construção do muro, o novo e robusto sistema de tratamento de esgoto, além da revitalização do espaço físico para abrigar o Centro de Documentação Histórica, pronto para ser inaugurado.

Limitações no orçamento

Durante a reunião, o reitor , Maurílio Monteiro, também fez uma breve apresentação do cenário financeiro da Unifesspa, que vem sofrendo com os contingenciamentosl. Ele explicou que o limite liberado para custeio, nestes três primeiros meses, foi de R$ 3.349.995,00, que corresponde a 16,7% do valor anual previsto na Lei Orçamentária Anual. O previsto seria 25%, o que equivale 5.024.992,75. O limite para investimentos, nesse período, foi ainda menor, de R$ 679 mil, o equivalente a 5,56% do total a ser liberado.

O objetivo da Reitoria, ao apresentar a situação orçamentária, é discutir e compartilhar estratégias para superar os desafios financeiros e garantir que areitor orçamentook área fim da Unifesspa não seja afetada.

Visita ao novo prédio

Acompanhados dos membros da Administração Superior, os estudantes e servidores da Unifesspa também visitaram o novo prédio do Campus de Xinguara. A estrutura de quatro pavimentos, que está em fase final de construção, oferecerá biblioteca, amplas salas de aula, estrutura adequada para laboratórios, entre outros espaços destinados às atividades do Campus. A expectativa é que a obra esteja pronta no segundo semestre de 2017.

Durante a visita, orientada pelo secretário de infraestrutura da Unifesspa, Lucas França, os alunos puderam conhecer detalhes da obra e tirar dúvidas sobre a futura utilização dos espaços físicos.

A próxima reunião do Unifesspa de Todos Nós será no Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR), na próxima sexta-feira (31), às 17h, no miniauditório do PDTSA. Toda a comunidade acadêmica do Instituto está convidada a participar e colaborar com o debate.

professoresxinguaraok

membrosadm2ok