Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Sociedade em defesa da Unifesspa: comunidade cobra liberação de vagas para servidores durante audiência

  • Publicado: Segunda, 27 de Março de 2017, 09h14
  • Última atualização em Quarta, 29 de Março de 2017, 16h14
  • Acessos: 3360

Destaque audiência Xinguara mar2017Universitários, estudantes secundaristas, professores, lideranças políticas, servidores de órgãos públicos, entre outros representantes da sociedade de Xinguara, São Félix do Xingu, Santana do Araguaia e municípios vizinhos saíram em defesa da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Eles lotaram a Câmara Municipal de Xinguara, na tarde do dia 25 de março, para defender o ensino superior gratuito e a consolidação da Unifesspa na Região.

Durante a audiência pública, representantes da sociedade regional usaram a tribuna para destacar o papel da Universidade no desenvolvimento socioeconômico das cidades do sul e sudeste do Pará e cobraram das autoridades presentes apoio e intermediação, junto ao Governo Federal, garantindo a liberação de vagas para contratação de professores e técnicos administrativos.

A Instituição vem expandindo a estrutura física, inaugurou recentemente um prédio no Campus de Rondon do Pará e está prestes a entregar um novo espaço para o Campus de Xinguara. Mas, para viabilizar os cursos em implementação nos campi fora de sede, aguarda a a liberação de mais códigos de vagas, previstas na Lei de criação da Unifesspa.

Os deputados estaduais e federais, senador, prefeitos e demais autoridades políticas presentes na audiência demonstraram-se sensibilizados com a necessidade de consolidação e expansão da Unifesspa e comprometeram-se a ajudar com emendas parlamentares e articulação política no âmbito federal para agilizar a liberação das vagas para servidores.

Estudantes do Campus de São Félix do Xingu marcaram presença na audiência e defenderam a implantação do curso de Engenharia Florestal. O reitor Maurílio Monteiro respondeu aos questionamentos da comunidade, fez um relato do panorama de desenvolvimento da Unifesspa e destacou os principais entraves para o processo de expansão e consolidação da Universidade, dentre eles, problemas com doações de terrenos para a construção dos prédios e os cortes e contingenciamentos sofridos no orçamento.

“Temos muitos desafios para consolidar a Unifesspa, mas a sociedade regional demonstrou, mais uma vez, que está pronta para dialogar, lutar e defender a universidade pública, gratuita e de qualidade. A Unifesspa é nossa, temos que ter a capacidade de dialogar e decidir com responsabilidade e honestidade o que é melhor para o conjunto da Instituição”, afirmou.

estudantexinguaraNascimentoO estudante de História do Campus de Xinguara e representante do DCE no Campus, Raimundo do Nascimento, avaliou como positiva a audiência. “A população está preocupada com a universidade, por isso se mobilizou e articulou esse momento para cobrar das autoridades o apoio necessário para fortalecer nossa Instituição. Acho que foi positivo, pois tivemos alguns encaminhamentos importantes. Agora, vamos acompanhar”, afirmou.

Compuseram a mesa de debate as seguintes autoridades políticas: o senador Jader Barbalho, os deputados federais Beto Salame, Zé Geraldo e Joaquim Passarinho, os deputados estaduais, João Chamon, José Scaff, Dirceu Ten Caten e Gesmar Rosa, o prefeito Osvaldo Assunção, o presidente da Câmara Municipal de Xinguara, Adair Marinho e o secretário estadual de Agricultura, Giovanni Queiroz. Também enviou um ofício à audiência justificando a ausência e demonstrando apoio à Unifesspa, o senador Paulo Rocha. 

Visita ao novo prédio

Ainda no sábado (25), além do amplo debate público sobre a consolidação dos campi fora de sede, estudantes, servidores da Unifesspa e autoridades políticas da Região visitaram o novo prédio do Campus de Xinguara. A estrutura de quatro pavimentos, que está em fase final de construção, oferecerá biblioteca, amplas salas de aula, estrutura adequada para laboratórios, entre outros espaços destinados às atividades do Campus. A expectativa é que a obra esteja pronta no segundo semestre de 2017.

Acompanhados do reitor da Unifesspa, do secretário de Infraestrutura, Lucas França, da pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Fernanda Carla Lima Ferreira e dos diretores do Campus, Eduardo Salgueiro e Laécio Rocha, os alunos puderam conhecer detalhes da obra e tirar dúvidas sobre a futura utilização dos espaços físicos.

O senador e os deputados que visitaram o prédio também registraram elogios à Unifesspa pela qualidade da construção e reforçaram o compromisso em acelerar a liberação dos códigos de vagas previstos em Lei para a Unifesspa. 

visitapoliticospredioxinguara

 visitaobraestudantesxinguara

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página