Sociedade em defesa da Unifesspa: comunidade cobra liberação de vagas para servidores durante audiência

• Publicado: Segunda, 27 de Março de 2017, 09h14
  • Última atualização em Quarta, 29 de Março de 2017, 16h14

Destaque audiência Xinguara mar2017Universitários, estudantes secundaristas, professores, lideranças políticas, servidores de órgãos públicos, entre outros representantes da sociedade de Xinguara, São Félix do Xingu, Santana do Araguaia e municípios vizinhos saíram em defesa da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Eles lotaram a Câmara Municipal de Xinguara, na tarde do dia 25 de março, para defender o ensino superior gratuito e a consolidação da Unifesspa na Região.

Durante a audiência pública, representantes da sociedade regional usaram a tribuna para destacar o papel da Universidade no desenvolvimento socioeconômico das cidades do sul e sudeste do Pará e cobraram das autoridades presentes apoio e intermediação, junto ao Governo Federal, garantindo a liberação de vagas para contratação de professores e técnicos administrativos.

A Instituição vem expandindo a estrutura física, inaugurou recentemente um prédio no Campus de Rondon do Pará e está prestes a entregar um novo espaço para o Campus de Xinguara. Mas, para viabilizar os cursos em implementação nos campi fora de sede, aguarda a a liberação de mais códigos de vagas, previstas na Lei de criação da Unifesspa.

Os deputados estaduais e federais, senador, prefeitos e demais autoridades políticas presentes na audiência demonstraram-se sensibilizados com a necessidade de consolidação e expansão da Unifesspa e comprometeram-se a ajudar com emendas parlamentares e articulação política no âmbito federal para agilizar a liberação das vagas para servidores.

Estudantes do Campus de São Félix do Xingu marcaram presença na audiência e defenderam a implantação do curso de Engenharia Florestal. O reitor Maurílio Monteiro respondeu aos questionamentos da comunidade, fez um relato do panorama de desenvolvimento da Unifesspa e destacou os principais entraves para o processo de expansão e consolidação da Universidade, dentre eles, problemas com doações de terrenos para a construção dos prédios e os cortes e contingenciamentos sofridos no orçamento.

“Temos muitos desafios para consolidar a Unifesspa, mas a sociedade regional demonstrou, mais uma vez, que está pronta para dialogar, lutar e defender a universidade pública, gratuita e de qualidade. A Unifesspa é nossa, temos que ter a capacidade de dialogar e decidir com responsabilidade e honestidade o que é melhor para o conjunto da Instituição”, afirmou.

estudantexinguaraNascimentoO estudante de História do Campus de Xinguara e representante do DCE no Campus, Raimundo do Nascimento, avaliou como positiva a audiência. “A população está preocupada com a universidade, por isso se mobilizou e articulou esse momento para cobrar das autoridades o apoio necessário para fortalecer nossa Instituição. Acho que foi positivo, pois tivemos alguns encaminhamentos importantes. Agora, vamos acompanhar”, afirmou.

Compuseram a mesa de debate as seguintes autoridades políticas: o senador Jader Barbalho, os deputados federais Beto Salame, Zé Geraldo e Joaquim Passarinho, os deputados estaduais, João Chamon, José Scaff, Dirceu Ten Caten e Gesmar Rosa, o prefeito Osvaldo Assunção, o presidente da Câmara Municipal de Xinguara, Adair Marinho e o secretário estadual de Agricultura, Giovanni Queiroz. Também enviou um ofício à audiência justificando a ausência e demonstrando apoio à Unifesspa, o senador Paulo Rocha.

Visita ao novo prédio

Ainda no sábado (25), além do amplo debate público sobre a consolidação dos campi fora de sede, estudantes, servidores da Unifesspa e autoridades políticas da Região visitaram o novo prédio do Campus de Xinguara. A estrutura de quatro pavimentos, que está em fase final de construção, oferecerá biblioteca, amplas salas de aula, estrutura adequada para laboratórios, entre outros espaços destinados às atividades do Campus. A expectativa é que a obra esteja pronta no segundo semestre de 2017.

Acompanhados do reitor da Unifesspa, do secretário de Infraestrutura, Lucas França, da pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Fernanda Carla Lima Ferreira e dos diretores do Campus, Eduardo Salgueiro e Laécio Rocha, os alunos puderam conhecer detalhes da obra e tirar dúvidas sobre a futura utilização dos espaços físicos.

O senador e os deputados que visitaram o prédio também registraram elogios à Unifesspa pela qualidade da construção e reforçaram o compromisso em acelerar a liberação dos códigos de vagas previstos em Lei para a Unifesspa.

visitapoliticospredioxinguara

visitaobraestudantesxinguara