Unifesspa discute estratégias para enfrentar contingenciamentos no orçamento 2017

• Publicado: Quinta, 23 de Março de 2017, 19h00
  • Última atualização em Sexta, 24 de Março de 2017, 08h13

Reuniao Consad Mar 003

O secretário de Planejamento da Unifesspa, Prof. Dr. Elisandro de Andrade, apresentou, nesta quinta-feira (23), aos membros do Conselho Superior de Administração (Consad), um panorama da execução orçamentária e financeira da Unifesspa em 2017.  Ele divulgou o conjunto de restrições anunciado pelo Governo, por meio de decreto e portaria, que condicionam a liberação dos recursos de custeio e investimento para a Universidade.

Com as medidas anunciadas pela portaria 28/2017, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG), deverão sofrer maior impacto os gastos com bolsa-estágio, limpeza e conservação, vigilância, pagamentos de diárias e passagens, que serão limitados a 5,2 milhões no exercício de 2017, valor cerca de 25% abaixo do ano anterior.

Contingenciamento

Segundo os dados apresentados pela Seplan, a Unifesspa sofre com um contingenciamento de cerca de 30% do valor total previsto no Plano de Gestão Orçamentária deste ano. Para demonstrar a situação, o secretário apresentou um quadro com os valores liberados para a Unifesspa até 1º de março deste ano.

O limite liberado para custeio, nestes três primeiros meses, foi de R$ 3.349.995,00, que corresponde a 16,7% do valor anual previsto na Lei Orçamentária Anual. O previsto seria 25%, o que equivale 5.024.992,75. O limite para investimentos, nesse período, foi ainda menor, de R$ 679 mil, o equivalente a 5,56% do total a ser liberado.

De acordo com o gestor, as limitações financeiras resultarão em impactos para a Instituição, que vive seu processo natural de consolidação e expansão. “A Unifesspa terá um crescimento de 17% no número de alunos, vem ampliando sua estrutura física, além dos novos professores e técnicos recém-contratados. Por isso, é preocupante o contingenciamento deste ano, ainda mais severo se comparadas ao ano anterior”, observou o secretário.

O objetivo da Seplan, ao apresentar a situação orçamentária, é discutir e compartilhar estratégias para superar os desafios financeiros e garantir que a área fim da Unifesspa não seja afetada. Nos próximos dias, o reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro, irá convocar os institutos e unidades para diversas reuniões para tratar da situação financeira, a fim de definir estratégias a serem apresentadas e discutidas na próxima reunião ordinária do Consad.