Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Naia promove evento pelo Dia Internacional da Síndrome de Down

  • Publicado: Quinta, 23 de Março de 2017, 09h36
  • Última atualização em Quinta, 23 de Março de 2017, 09h36
  • Acessos: 1791

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (NAIA/Unifesspa) em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionas-APAE/Marabá promove nesta quinta-feira (23), a partir das 14h, no auditório da Unidade 1, do Campus de Marabá, programação alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down.
Entre as atividades previstas estão apresentação cultural, às 14h, palestra com a professora especialista Cremilda Peres Cangussu de Abreu sobre a “Inclusão Social da pessoa com Síndrome de Donw como princípio do direito humano”, às 14h30min; seguida de Roda de Conversa denominada “Com a voz: As pessoas com Síndrome de Down” com os palestrantes Breno Lima Soares, Nádila Ribeiro Galina e Marcondes Trindade Pinto, a partir das 15h30.

Para participar as pessoas podem se inscrever pelo link: https://goo.gl/forms/YSFpAfLwcKiCB4Ef2Serão expedidos certificados com carga horária de 4 horas para os participantes via e-mail e/ou mensagem de Facebook.

Síndrome de Down
Dentre os 365 dias do ano, o “21/03” foi escolhido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia). A ideia surgiu na Down Syndrome Internacional, pelo geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas em seu calendário oficial.
Estabelecida em 2006 e amplamente divulgada, essa data tem por finalidade dar visibilidade ao tema, reduzindo a origem do preconceito, que é a falta de informação correta. Em outras palavras, combater o “mito” que teima em transformar uma diferença num rótulo, numa sociedade cada vez mais sem tempo, sensibilidade ou paciência para o “diferente”.

Com informações do site: http://www.movimentodown.org.br

Fim do conteúdo da página