Confira a programação das 3ª e 4ª Conferências Livres

• Publicado: Quarta, 22 de Fevereiro de 2017, 11h48
  • Última atualização em Quarta, 22 de Fevereiro de 2017, 11h57
  • Acessos: 1975

Arte para materialAcontecem nestas quinta e sexta-feira (23 e 24 de fevereiro) as 3ª e 4ª Conferências Livres do processo estatuinte Unifesspa. A programação foi disponibilizada pela Comissão Organizadora no site https://estatuinte.unifesspa.edu.br e as inscrições estão abertas para a participação de alunos, professores, técnicos e representantes da sociedade civil.

A programação prevê a realização de grupos de trabalhos e palestras dos professores convidados José Geraldo de Sousa Junior - Doutor em Direito (Direito, Estado e Constituição) e ex-reitor da Universidade de Brasília (UNB), que abordará o tema "A estrutura da Universidade Pública a serviço da justiça e da transformação social"; e da Profa. Vera Lúcia Jacob Chaves, doutora em Educação e vice- presidente da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação, com o tema “Universidade pública, gratuita e de qualidade no Brasil hoje". As duas palestras acontecem na programação do dia 24 de fevereiro, no auditório da Unidade I do Campus de Marabá.

Eixos temáticos

Nas terceira e quarta conferencias livres serão discutidos os eixos temáticos: Comunidade Universitária e Estrutura acadêmica e administrativa. Nesses dois eixos serão discutidos com a comunidade a relação com a sociedade, participação política e acesso e permanência; Também serão apontadas questões relacionadas ao caráter multicampi da universidade e a organização acadêmica e administrativa. A Comissão organizadora disponibiliza no site um texto base em formato PDF para as conferências livres. Também estão disponíveis materiais para leitura de apoio para as palestras dos professores convidados.

23 DE FEVEREIRO DE 2017:

8:00h -Credenciamento (Campus I)
9:00h -Solenidade de Abertura: Prof. Dr. Maurilio Monteiro (Reitor) e Profa. Dra. Idelma Santiago da Silva (vice-reitora) - Unifesspa.
Comissão Estatuinte
Local: Auditório do Campus I

9:30h - Grupos de Trabalho
Eixo 3: Comunidade universitária

a) Relação com a sociedade,
b) Participação política
c) Acesso e permanência

14:00h -Grupos de Trabalho
Eixo 4: Estrutura acadêmica e administrativa:

a) Universidade multicampi;
b) Organização acadêmica
c) Organização administrativa.

24 DE FEVEREIRO DE 2017

8:00h -Palestra:"A estrutura da Universidade Pública a serviço da justiça e da transformação social"

Palestrante:Prof. Dr. José Geraldo de Sousa Junior- Doutor em Direito (Direito, Estado e Constituição) e ex- Reitor da Universidade de Brasília (UNB)

Leitura de apoio para palestra:DA UNIVERSIDADE NECESSÁRIA À UNIVERSIDADE EMANCIPATÓRIA: A REFUNDAÇÃO DA UNB (Arquivo PDF - 547Kb)

10:00h -Apresentação do Eixo 3 e Debate

14:00h -Palestra:"Universidade pública,gratuita e de qualidade no Brasil hoje."

Palestrante:Profa. Dra. Vera Lúcia Jacob Chaves(Doutora em Educação e vice- presidente da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação)

16:00h -Apresentação do Eixo 4 e Debate.