I Jornada de Letras apresenta produção acadêmica do Instituto de Estudos do Xingu

• Publicado: Segunda, 20 de Fevereiro de 2017, 11h23
  • Última atualização em Segunda, 20 de Fevereiro de 2017, 14h33

palestraaberturaiexCerca de 100 pessoas participaram da I Jornada de Letras do Instituto de Estudos do Xingu, realizada no período de 16 a 18 de fevereiro. Durante os três dias do evento, foram apresentados diversos trabalhos no eixo ensino-pesquisa-extensão e realizados debates sobre o papel dos estudos linguísticos, literários e educacionais na região do Xingu paraense.

A abertura do evento aconteceu no auditório da Câmara Municipal de São Félix do Xingu e contou com apresentação dos índios Kayapós, das aldeias Moxkarako e krinhõ're. Entre os destaques da programação, as palestras dos professores Thiago Gonçalves Souza e Carlos Augusto Carneiro Costa, que abordaram os temas "Literaturas Africanas de Língua portuguesa: itinerário de uma aprendizagem" e "Ditadura Militar e Literatura no Brasil", respectivamente.

O chefe de Divisão de Pesquisa  da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit/Unifesspa), Jordânio Silva, também proferiu palestra no evento sobre a iniciação científica na Unifesspa. Em sua apresentação, ele destacou os editais de pesquisa destinados à comunidade acadêmica e apresentou as ações da Propit para o fortalecimento da pesquisa científica na Instituição.

De acordo com o professor doutor Fabio Mario da Silva, um dos principais organizadores da Jornada, o evento foi bastante produtivo, "com o engajamento e participação ativa de todos os professores e alunos do IEX, nos debates, minicursos, trabalhos orais e pôsteres apresentados", avaliou.

20170216 193253

20170216 193407