Unifesspa anuncia 3º Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira

• Publicado: Sexta, 06 de Janeiro de 2017, 10h43
  • Última atualização em Segunda, 16 de Janeiro de 2017, 09h07

CARTAZ CINE FRONT 2017 okO 3º Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira já tem data definida. Será de 12 a 16 de abril, com programação em Marabá, Belém, Acampamento da Juventude Sem Terra, São Félix do Xingu, Santana do Araguaia, Rondon do Pará e Xinguara.

Com o tema "CINEFRONT: NOSSO CINEMA É DE REEXISTÊNCIA", o festival segue a tradição de apresentar obras que tematizam os fatos históricos que revelam as consequências do avanço do capitalismo sobre a Amazônia nos últimos 50 anos [a Amazônia como Fronteira] e obras que celebram a memória das lutas sociais e as formas de resistências locais implementadas por índios, camponeses, quilombolas e ribeirinhos em defesa de seus territórios, cultura, direitos sociais e autonomia política [a Amazônia como Front de Batalhas].

A Diretoria de Ação Intercultural da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis - DAI/PROEX, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) lançou nesta quinta-feira (5), a arte da mostra cinematográfica, que este ano, homenageia o cineasta Jorge Bodanzky, diretor de obras clássicas como "Iracema, uma transa amazônica" [1974] e "Igreja dos oprimidos" [1985].

O primeiro filme, censurado pela Ditadura Militar, é uma mistura de documentário e drama ficcional que revela realidades e experiências vividas por diferentes atores sociais em meio a abertura da rodovia Transamazônica, o segundo, é um documentário que registra o atuação histórica da Igreja Católica e religiosos ligados a Teologia da Libertação auxiliando na organização sindical e política de trabalhadores rurais em meio a luta pela terra na região de Conceição do Araguaia.

O festival apresentará também obras produzidas por discentes e docentes da Unifesspa, algumas financiadas pelo Prêmio PROEX 2016, e obras de produtores paraenses. A partir de agora a DAI/PROEX inicia o período de reuniões de planejamento e organização das sessões do festival, tendo como parceiros os movimentos sociais, as coordenações de campi e escolas públicas, secretarias municipais de cultura, a Fundação Cultural do Estado do Pará e outras universidades”, informou o professor Evandro Medeiros, coordenador do evento.

Os interessados em estabelecer parcerias e/ou colaborar com a realização das sessões do FIA CINEFRONT 2017 podem fazer contato com a organização do evento. A Diretoria de Ação Intercultural da Proex funciona na Unidade III, do Campus de Marabá (Loteamento Cidade Jardim). Mais informações pelo telefone 2101-7134.

jorge bodanzky

Cineasta Jorge Bodanzky, diretor de "Iracema, uma transa amazônica" e "Igreja dos oprimidos"