Proex avalia positivamente atividades culturais e esportivas realizadas em 2016

• Publicado: Terça, 27 de Dezembro de 2016, 17h03
  • Última atualização em Terça, 27 de Dezembro de 2016, 19h26

cinefrontA Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Proex/Unifesspa) considerou positivas as atividades desenvolvidas pela sua Diretoria de Ação Intercultural (DAI), relacionadas ao esporte, a cultura e ao envolvimento e integração da comunidade universitária – alunos, técnicos administrativos e professores, em 2016, nos campi da Unifesspa.

Como novidade, a DAI promoveu, pela primeira vez, os jogos internos da Unifesspa, que serviu de base para montar equipes esportivas estudantis – nas modalidades Volley e Futsal - que representaram a nossa universidade nos Jogos Universitários Paraenses, neste ano.

"Fazemos uma avaliação positiva sobre as atividades da DAI em 2016, em especial destacando o fato da consolidação de uma agenda de eventos culturais e esportivo capitaneados pela PROEX, que tendem a virar tradição na universidade: o Festival de Cinema de Fronteira e Mostra da Canção Paraense, respectivamente indo para sua 3ª e 4ª versão em 2017”, avaliou o professor Evandro Medeiros, diretor da DAI.

Segundo a análise de Medeiros, continua sendo um sucesso também o Prêmio Proex de Arte e Cultura, que tem financiado a produção estudantil nas áreas da música, cinema, literatura, fotografia, artes visuais, expressões populares e teatro, ajudando a estimular a criação e organização de grupos artísticos a partir do protagonismo de nossos estudantes. “A prova disso são os filmes que serão apresentados ainda no inicio do próximo ano, que tematizam questões indígenas, socioambientais e históricas de Marabá e região”, explica o diretor da DAI.

O prêmio possibilita, além das diversas exposições fotográficas sobre mesmos temas, a publicação de livros de poesias e contos; e a produção, edição e lançamento de CDs de grupos musicais e bandas que tem como integrantes nossos universitários. Para Medeiros, a produção, edição e lançamento de livros e CDs “tem sido muito importante para estimular a produção e acesso a bens artísticos e culturais diferentes daquilo que é disponibilizado pelo mercado na região, de modo comercial e sempre questionável na qualidade estética e ética de seu conteúdo”.

MUCANPA e FIA CINEFRONT

mucanpa3

Os eventos que acontecem em caráter multicampi, a exemplo da Mucanpa, têm sido importantes para socializar esta produção junto à comunidade acadêmica e mobilizar outros universitários à produção artística. "Em Rondon do Pará, soubemos que uma banda foi criada para participar da Mostra de Música, apresentando um trabalho de qualidade, por isso trouxemos eles para se apresentarem em Marabá, além da apresentação na sua própria cidade. Isso é a prova de que estamos tendo resultados maravilhosos! Algo que nos empolga a querer continuar realizando as atividades”, exemplifica ele.

O Festival de Cinema de Fronteira (CINEFRONT) chegou a alcançar mais de duas mil pessoas como público das sessões realizadas em acampamentos de agricultores sem-terra, em escolas, em aldeias indígenas, entre elas, a Aldeia Gavião, trazendo o diretor homenageado Vincent Carelli, produtor de vários filmes sobre a história dos índios Gavião e grande amigo do cacique do povo Gavião Parkatejê, o cacique Kokrenum ou Capitão, que faleceu em 19 de outubro, seis meses após o evento na aldeia promover o último encontro entre os dois.

O CINEFRONT foi realizado em parceria inédita com uma universidade estrangeira, a PUC do Perú, que realizou sessões concomitantes as que estavam sendo realizadas aqui em Marabá e região. “Foi algo importante para nós, em especial para promover o reconhecimento da colaboração das obras do cineasta e do papel do cacique indígena para a história da região”, destacou Medeiros.

Para ele, há que se destacar que ainda estamos num processo de "formação de público", pois de modo geral a população age com certo "estranhamento" ao conteúdo das atividades, obras e eventos artísticos promivudos, isto se deve ao fato de estar acostumada com o formato e conteúdo de eventos comerciais e cultura de massa. “Mas insistiremos, a cultura e a arte precisam ser afirmadas de modo educativo e humanizador, crítico e criativo, que sirvam ao entretenimento, contemplação, sensibilização e formação das pessoas para perceber de modo reflexivo sobre e com o mundo. Este é nosso maior objetivo com a política cultural e extensão da Unifesspa”, afirmou o diretor da DAI.

Projetos para 2017

Em 2017, a PROEX espera continuar realizando as ações culturais e esportivas. Sobre as novidades, em parceria com outras universidades, públicas e privadas, a DAI/Proex deve organizar e realizar os Jogos Universitários do Sul e Sudeste do Pará. Outra novidade é o lançamento, em breve, de um aplicativo da Rádio Web Unifesspa para celular, ampliando o alcance da programação, além de passarmos a realizar programas ao vivo, incluindo programas de notícias da universidade.

O conjunto das ações culturais de extensão da Proex tem o objetivo de promover o acesso e o protagonismo da comunidade acadêmica e sociedade local à produção artística e cultural, no sentido de vivenciar experiências estético-criativas e artístico-críticas voltadas a formação cultural alternativa aos padrões estabelecidos pelos mecanismos da cultura de massa.

Futebol ProexMucanpa